Violencia adultista en la coyuntura pandémica en América Latina: Niñeces invisibilizadas, niñeces vulneradas
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2022.68331Palavras-chave:
Adultocentrismo, violencia adultista, niños, niñas, adolescentesResumo
En el presente artículo abordaré la matriz sociocultural adultocéntrica que sella las relaciones intergeneracionales y su especificidad en la región de América Latina, tanto de manera genealógica como en el contexto actual de pandemia y aislamiento obligatorio. Partiré de comprender que esta matriz ha sido profundizada en estos tiempos mediante dos estrategias centrales íntimamente relacionadas: el aumento de las violencias contra las infancias, y su invisibilización como sujetos sociales y políticos del presente. Para este objetivo, recuperamos algunas imágenes centrales de esta coyuntura que ilustran esta situación de opresión específica dirigida hacia niños y niñas, especialmente referidas a la dimensión simbólica de la violencia adultista, para a partir de ellas ensayar nuevos caminos de reflexión y acción que no omitan sino consideren sus necesidades, intereses, deseos, así como sus aportes a la construcción crítica del presente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela Magistris

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).