Violencia adultista en la coyuntura pandémica en América Latina: Niñeces invisibilizadas, niñeces vulneradas
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2022.68331Palavras-chave:
Adultocentrismo, violencia adultista, niños, niñas, adolescentesResumo
En el presente artículo abordaré la matriz sociocultural adultocéntrica que sella las relaciones intergeneracionales y su especificidad en la región de América Latina, tanto de manera genealógica como en el contexto actual de pandemia y aislamiento obligatorio. Partiré de comprender que esta matriz ha sido profundizada en estos tiempos mediante dos estrategias centrales íntimamente relacionadas: el aumento de las violencias contra las infancias, y su invisibilización como sujetos sociales y políticos del presente. Para este objetivo, recuperamos algunas imágenes centrales de esta coyuntura que ilustran esta situación de opresión específica dirigida hacia niños y niñas, especialmente referidas a la dimensión simbólica de la violencia adultista, para a partir de ellas ensayar nuevos caminos de reflexión y acción que no omitan sino consideren sus necesidades, intereses, deseos, así como sus aportes a la construcción crítica del presente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela Magistris

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).