Ser tão, ser tanta/o(s), sobre ser trans no Sertão

Autores

  • Martinho Tota Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2022.68328

Palavras-chave:

Transexualidade, Diversidade sexual e de gênero, Movimento LGBT, Políticas públicas, Sertão nordestino

Resumo

O presente artigo é construído a partir da história de vida de Iohannah, rapaz gay/jovem mulher trans, moradora de Catolé do Rocha, município situado no Sertão da Paraíba. A partir de sua narrativa apreendemos passagens de sua infância, marcada por experiências que a levariam a perceber e/ou elaborar sua orientação sexual, ao mesmo tempo em que, empreendendo um  interminável e nuançado trabalho de construção de si, mais tarde acabariam por fazê-la reinventar-se, desta vez como mulher trans. No texto procuro ainda apresentar alguns aspectos da diversidade sexual e de gênero observados em uma cidade sertaneja/interiorana, bem como do ativismo pelos direitos LGBT, do qual Iohannah participava, permitindo assim uma análise articulada das políticas públicas voltadas para este segmento populacional em níveis estadual e nacional, comparando o que se deu em um passado recente com o cenário social e político brasileiro atual.       

Biografia do Autor

Martinho Tota, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia (UFC/Unilab)

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Tota, M. (2022). Ser tão, ser tanta/o(s), sobre ser trans no Sertão. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 24(1). https://doi.org/10.12957/irei.2022.68328

Edição

Seção

Dossiê Direitos Humanos e Violência