A representatividade feminina e o exercício da docência no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2021.64912

Palavras-chave:

Representatividade feminina. Docência. Ensino superior.

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a representatividade das mulheres no processo do trabalho docente no ensino superior. Visa a investigar como as mulheres são contempladas em relação à representatividade feminina em seu exercício docente na Universidade Federal do Espírito Santo. Apoia-se em pesquisas sobre gênero em articulação com estudos do trabalho docente. Valeu-se de uma pesquisa de campo exploratória que buscou, sob o paradigma indiciário, levantar informações da representatividade feminina na instituição pesquisada. Conclui que, apesar de as mudanças e os deslocamentos serem bastante lentos, nas três categorias analisadas, foi possível perceber avanços importantes na direção da equidade de gênero. 

Biografia do Autor

Erineusa Maria da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em educação pelo PPGE/Ufes. Coordenação colegiada do Núcleo interinstitucional de estudo e pesquisa em gênero e sexualidade (Nupeges).

Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação pelo PPGE/Ufes. Professora adjunta do Departamento de Ginástica do Cefd/Ufes. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Física profissional/Cefd/Ufes. Coordenação colegiada do Núcleo interinstitucional de estudo e pesquisa em gênero e sexualidade (Nupeges)/Cefd/Ufes e membra do Nepe/Ce/Ufes.


Elda Alvarenga, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela EsEF/UFRGS. Professora adjunta do Departamento de Ginástica do Cefd/Ufes. Professora da Pós-graduação em Psicologia Institucional/Ufes. Membra do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef)/Ufes e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade (Gepss). 

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

da Silva, E. M., Wenetz, I., & Alvarenga, E. (2022). A representatividade feminina e o exercício da docência no ensino superior. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 23(3). https://doi.org/10.12957/irei.2021.64912