A Casa do Brasil de Lisboa: uma associação de Acolhida
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2021.60644Palavras-chave:
Casa-nação, Etnografia, Brasilidades, AcolhidaResumo
O artigo aborda a experiência realizada entre 2016 e 2021, na Casa do Brasil de Lisboa (CBL), focalizando aspectos de sua história e atuação no universo do associativismo imigrante em Portugal. A discussão que perpassa este texto destaca a casa como um lugar de simbolização coletiva e individual que extrapola sua dimensão de moradia, remetendo as noções de casa-nação, territorialização/ (des)territorialização de identidades e solidariedade imigrante na Europa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).