“Talvez se eu tivesse algum conhecimento...”: caminhos possíveis em um sistema educacional público e estratificado

Autores

  • Marcio da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Pires do Prado Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Rosistolato Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo analisa os resultados da pesquisa “O funcionamento de quase-mercados educacionais e a segmentação escolar”. Trata-se de uma investigação, realizada na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de mapear e analisar os mecanismos que influenciam a distribuição dos alunos na rede de ensino fundamental. A reflexão é necessária porque as escolas são estratificadas e hierarquizadas por prestígio e por desempenho, o que faz com que a alocação dos estudantes nas escolas da rede influencie diretamente a qualidade de sua formação escolar. As decisões familiares, neste caso, são elementos fundamentais na definição das trajetórias educacionais de seus filhos. Aqui, mais especificamente, analisaremos (i) os elementos que orientam as escolhas familiares e (ii) as estratégias utilizadas para ter acesso às vagas desejadas Os dados permitem indicar a presença de critérios e estratégias que não são universais porque sua implementação depende das redes sociais presentes no campo de possibilidades de cada família. A distribuição de estudantes na cidade do Rio de Janeiro, portanto, desafia o ideário republicano de oferecimento universal e equânime de oportunidades educacionais.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

Costa, M. da, Prado, A. P. do, & Rosistolato, R. (2012). “Talvez se eu tivesse algum conhecimento.”: caminhos possíveis em um sistema educacional público e estratificado. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 14(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/5773