A agricultura familiar como alternativa: em busca de segurança alimentar e nutricional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2023.57362

Palavras-chave:

agricultura familiar, segurança alimentar, modernização agrícola

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar a agricultura familiar como substancial alternativa nos processos de geração de segurança alimentar junto às populações em situação de fragilidade social e de insegurança alimentar no planeta, partindo de uma análise de dados, informações e relatos de políticas públicas no Brasil. Para a construção desse argumento, o texto fundamentou-se inicialmente nos objetivos do Direito Agrário Contemporâneo, ramo vinculado às lutas pela consecução de direitos previstos na Constituição Federal, e em textos infraconstitucionais, em especial a realização de direitos fundamentais entrelaçados à pauta da segurança alimentar, que traz para o debate questões como capacidade produtiva, disponibilidade e qualidade dos alimentos. A contraposição desses objetivos permitiu evidenciar que o modelo produtivista-tecnológico atualmente existente segue a lógica da modernização conservadora implementada a partir da década de 60, cuja proposta de modernização dos modos de produção para aumentar o volume produzido, e, assim, enfrentar a possível escassez de alimentos anunciada por Malthus, representava uma mera ilusão e nunca foi eficaz para a redução efetiva da fome no planeta. Por fim, discutiu-se como a agricultura familiar é responsável pela produção dos alimentos básicos consumidos no país, como arroz, feijão, milho, verduras, entre outros e, por esse motivo, é evidente a sua relevância para a alimentação diária dos brasileiros, oferecendo produtos com qualidade superior aos da produção tecnológica e, muitas vezes, sem as elevadas quantidades de químicos usados nas plantações extensivas, demonstrando a sintonia da agricultura familiar com a pauta da segurança alimentar e nutricional. 

Biografia do Autor

André Soares Felipe de Arruda, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Direito das Relações Sociais (Direitos Difusos e Coletivos) pela PUC/SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela UNIMES/SANTOS Universidade Metropolitana de Santos (2010). Especialista em Direito do Consumidor pela ESA-OAB/SP Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo (2008). Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2004). Professor do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia - Mestrado em Direito Agrário. Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia - Especialização em Propriedade Industrial ? Patentes. Professor do Curso de Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2014/2016 e 2018/...). Professor Convidado da Pós-Graduação Lato Sensu das Faculdades Metropolitanas Unidas. Professor Convidado da Pós-graduação Lato Sensu da Faculdade Damásio de Jesus. Professor Convidado da Pós-Graduação Lato Sensu da Escola Paulista da Magistratura. Membro da Comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo (OAB-SP), nos triênios 2013/2015 e 2016/2018. Foi professor do Curso de Graduação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Foi professor do Curso de Graduação da Faculdade de Direito Carlos Drummond de Andrade. Foi membro da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo (OAB-SP), no triênio 2010/2012. Membro da Comissão de Direito do Consumidor da 62ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo (OAB-SP). Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado e Direitos Difusos e Coletivos, atuando principalmente nos seguintes temas: direito civil, direito do trabalho, direito do consumidor, direito constitucional, direito ambiental, e direito processual

Giovanni Martins de Araújo Mascarenhas, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (2020). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2018). Advogado inscrito na OAB/GO sob o n° 55.785. Pesquisador de questões relacionadas ao direito ambiental, sustentabilidade, extrativismo e direito agroalimentar. Professor de Direito Empresarial 01 na Faculdade de Direito da UFG no semestre 01/2019. Realizou mobilidade estudantil na cidade de Coimbra, Portugal (ago/2017 a fev/2018). Advogado no escritório de advocacia GMPR Advogados (01/2019/03/2020). Estágio no escritório de advocacia Gonçalves Macedo Paiva Rassi (2018), estágio no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (jul/2016 a ago/2017), e estágio no escritório Lara Martins Advogados (jan/2016 a jul/2016). Foi monitor de Direito Civil V da Universidade Federal de Goiás.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Imobiliário, Processo Civil, Constitucional e Ambiental

Wanessa Honorato de Oliveira, Universidade Federal de Goias

Advogada e Pesquisadora. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Direito Agrário e Pós Graduanda no Curso de Especialização de Políticas Públicas, ambos da Universidade Federal de Goiás. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de Goiás - UniAnhanguera e Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio. Membro do Projeto de Extensão Observatório da Justiça Agrária vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás. Advogada atuante nas áreas do Direito de Família, Direito Contratual e Direito do Consumidor

Referências

ANDRADES. Thiago Oliveira; GANIMI, Rosangela Nasser.

(2007). Revolução verde e a apropriação capitalista. Revista CES, vol. 21, pp. 43-56 Juiz de Fora. Disponível em: https://silo.tips/download/revoluao-verde-e-a-apropriaao-capitalista Acesso em: out. 2019.

ARANHA, Adriana Veiga..

(2010). Fome Zero: um projeto transformado em estratégia de governo. In: SILVA, José Graziano da; DEL GROSSI, Mauro Eduardo; FRANÇA, Caio Galvão de (Orgs.). Fome Zero: A experiência brasileira. Brasília: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e MDA/NED, v. 01, p. 85-110. Disponível em: https://www.fao.org/3/i3023o/i3023o.pdf Acesso em: out. 2019.

AZEVEDO Elianee de, RINGON Silvia Amaral do.

(2011) Sistema alimentar com base no conceito de sustentabilidade. In: TADDEI JA.; LANG RMF.; LONGO-SILVA G, TOLONI MHA (Editores). Nutrição em saúde pública. Rio de Janeiro: Rubio; p. 543-560. Disponível em: https://issuu.com/editorarubio/docs/nutricaoemsaudepublica.Acesso: out. 2019.

BAIARDI, Amilcar.

(1999). Formas de agricultura familiar, à luz dos imperativos de desenvolvimento sustentável e de inserção no mercado internacional. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Brasília: SOBER.

BISPO, Vanesca Freitas.

(2014). Direito fundamental à alimentação adequada: a efetividade do direito pelo mínimo existencial e a reserva do possível. Curitiba: Juruá.

BOMBARDI, Larissa Mies.

(2017). Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia. São Paulo: FFLCH-USP.Disponível em:https://conexaoagua.mpf.mp.br/arquivos/agrotoxicos/05-larissa-bombardi-atlas-agrotoxico-2017.pdf

BRASIL.

(1988) Constituição da República Federativa do Brasil.

Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

GONÇALVES, Carlos Walter Porto.

(2004). Geografia da riqueza, fome e meio ambiente: pequena contribuição crítica ao atual modelo agrário/agrícola de uso dos recursos naturais. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1-55, jan. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/604 Acesso em: out. 2019.

GRASSI NETO, R.

(2013). Segurança alimentar: da produção agrária à proteção do consumidor. São Paulo: Saraiva.

KAGEYAMA, Angela Antonia et al.

(1990). O novo padrão agrícola brasileiro: do complexo rural aos complexos agroindustriais", in DELGADO, G. et al. (org.), Agricultura e políticas públicas, Brasília, IPEA, 1990, pp.113- 223. (Série Ipea, 127)

LONDRES, Flávia.

(2011). Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida. Rio de Janeiro: AS-PTA – Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, 2011. Disponível em: https://br.boell.org/pt-br/2011/10/31/agrotoxicos-no-brasil-um-guia-para-acao-em-defesa-da-vida-0. Acesso em: out. 2019.

MALTHUS, Thomas Robert.

(1983). Princípios de economia política e considerações sobre sua aplicação prática & Ensaio sobre a população: notas aos princípios de economia política de Malthus. São Paulo: Abril Cultural.

MANIGLIA, Elizabeth.

(2009). As interfaces do direito agrário e dos direitos humanos e a segurança alimentar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: https://www.bibliotecaagptea.org.br/administracao/legislacao/livros/as%20interfaces%20do%20direito%20agrario%20e%20dos%20direitos%20humanos%20e%20a%20seguranca%20alimentar.pdf Acesso em: out. 2019.

MAZZUOLI, Valério de Oliveira.

(2011). Curso de Direito Internacional Público. 5. ed. rev. atual e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais.

MCMICHAEL, Philip.

(2016). Regimes alimentares e questões agrárias. Sonia Midori (Trad.). São Paulo; Porto Alegre: Editora Unesp, Editora da UFRGS.

TEIXEIRA, Jodenir Calixto

(2005). Modernização da agricultura no Brasil: impactos econômicos, sociais e ambientais. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, vol. 2 n. 2, Três Lagoas, Set. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/1339/854 Acesso em: out. 2019.

VEIGA, Marcelo Motta.

(2007) Agrotóxicos: eficiência econômica e injustiça socioambiental. Ciência & Saúde Coletiva 12, p. 145-152. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/SZjNwV7qbqQmknhbjnMLGZw/?lang=pt Acesso em: out. 2019.

VICTORIA, María Adriana. Seguridad alimentaria como derecho y deber. Revista de Direito Agrário, Ambiental e da Alimentação. Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 225-44, jul./2004-

jun./2005.

WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel.

(2009) Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidades. In: WANDERLEY. M. N. B. O mundo rural como espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre. Ed. da UFRGS, pp.185-200. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/232612 Acesso em: out. 2019.

TESES ACADÊMICAS

CASTRO, Luís Felipe Perdigão de.

(2013). Dimensões e lógicas do arrendamento rural na agricultura familiar. Brasília: PROPAGA/UNB. Dissertação de Mestrado.2013. Disponível em :http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14696/1/2013_LuisFelipePerdigaoCastro.pdf Acesso em: out. 2019.

PEREZ Julian-Cassarino.

(2012) A construção social de mecanismos alternativos de mercado no âmbito da Rede Ecovida de Agroecologia [Tese]. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná; 2012. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/27480 Acesso em: out. 2019.

TRABALHOS PUBLICADOS NA INTERNET

FAO – ONU.

(2014). The State of Food and Agriculture. Disponível em: https://www.fao.org/documents/card/en/c/839a2f5e-5c1e-48b7-8370-9681c4f62906. Acesso em: out. 2019.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia.

(2006). Censo Agropecuário. Rio de Janeiro. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Censo_Agropecuario/Censo_Agropecuario_2006/Segunda_Apuracao/censoagro2006_2aapuracao.pdf . Acesso em: out. 2019.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia.

(2017). Censo Agropecuário. Rio de Janeiro. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/d37d30efd337a9b66852d60148695df1.pdf>

Downloads

Publicado

2023-08-17

Como Citar

de Arruda, A. S. F., Mascarenhas, G. M. de A., & de Oliveira, W. H. (2023). A agricultura familiar como alternativa: em busca de segurança alimentar e nutricional. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 25(2). https://doi.org/10.12957/irei.2023.57362