A construção das identidades das meninas de Kolda-Senegal: Expectativas e representações sobre a escola e trajetórias de vida
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2020.54489Palavras-chave:
Educação de meninas. Sociologia da Infância. Senegal.Resumo
O presente trabalho foi construído a partir da experiência em viagens de ações humanitárias à região de Kolda, sul do Senegal. Em janeiro de 2019, foi realizada uma abordagem de pesquisa qualitativa sobre como as meninas de uma das aldeias locais representavam e percebiam a escolarização formal na construção das suas identidades. Foram entrevistadas onze meninas da etnia peul. A etnia foi escolhida por compor grande parte da população da região e por apresentar questões controversas com relação às crianças: altos índices de mutilação genital feminina e casamento precoce. Partiu-se do referencial da Sociologia da Infância, articulando a reflexão da infância como construção social. Concluiu-se, a partir das construções das narrativas das meninas, que percebiam com clareza sua própria condição social e feminina, possuíam expectativas de futuro diferentes das impostas e não aceitavam de forma passiva o seu entorno cultural.
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