Desenvolvimento turístico e gestão participativa em sítios históricos urbanos: uma contribuição teórico-conceitual sobre o cenário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2019.47257Palavras-chave:
Gestão participativa. Turismo. Brasil.Resumo
Cada vez mais próximo a setores empresariais, o turismo tem se tornado alvo de recorrentes críticas por se distanciar de setores sociais na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas e/ou programas de recuperação de sítios históricos, especialmente em áreas urbanas. Com base neste nesse cenário, o presente artigo tem como objetivo observar as transformações ocorridas nos sítios históricos urbanos brasileiros a partir de uma análise teórico-conceitual. Para tal, serão apresentados debates bibliográficos sobre as noções de gestão participativa e de turismo. Em ambos os casos pretende-se traçar um diálogo com a questão dos processos de refuncionalização nas cidades contemporâneas. Posteriormente, analisaremos o planejamento do turismo no Brasil e as perspectivas adotadas que interferem de modo determinante na elaboração de estratégias e de medidas para o desenvolvimento do setor na atualidade. Espera-se, com isso, contribuir para a reflexão acerca dos caminhos e possibilidades na introdução de mecanismos participativos na gestão de sítios históricos urbanos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).