A polifonia da existência: aportes metodológicos para uma pesquisa biográfica em perspectiva antropológica
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2019.44210Palavras-chave:
Biografia. Biografema. Trajetória.Resumo
O gênero biográfico tem alcançado ultimamente grande sucesso. Tanto entre o público acadêmico quanto entre o público em geral, tal fenômeno mundial registra ocorrência em diversas áreas do conhecimento, dentre as quais podem-se destacar o jornalismo e a literatura. As ciências sociais, especialmente a antropologia, ainda de maneira tímida, buscam contribuir epistemologicamente com esse campo. Neste artigo, objetivamos apresentar alguns apontamentos teórico-metodológicos a respeito da pesquisa e escrita biográfica, notadamente o dissenso entre Bourdieu e Sartre. E, como alternativa metodológica, apresentamos as discussões de Roland Barthes a respeito da noção de romance polifônico. Nosso objetivo é construir um espaço de debate privilegiado na interlocução entre teorias, fontes, métodos e abordagens. E, a partir da construção desse espaço comunicacional, discutiremos os modos de apreensão de uma experiência pessoal e as formas de reavaliação e reconstrução do passado a partir das relações entre indivíduos, grupos e sociedade, para que se possa explicitar os mecanismos culturais e políticos de sua produção, a partir de dimensões coletivas e institucionais que atuam em narrativas de afirmação/construção da história.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).