Tradição, herança e reprodução familiar: o capital econômico e as redes de parentesco na construção de um político jovem
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2018.39045Palavras-chave:
Ciências Sociais. Interdisciplinar. Sociologia.Resumo
Sob o viés da antropologia política, buscou-se analisar o processo que fornece base para campanha do ex-deputado estadual do Ceará Tomás Antônio de Albuquerque Paula Pessoa Filho, conhecido também como Tomás Filho Figueiredo. Produzimos assim uma etnografia centrada nos aspectos vinculados à aquisição de um conjunto de capitais (sociais, econômicos e políticos) herdados e ampliação das bases políticas em função das estruturas de mediação, de redes de parentesco e relações interpessoais que auxiliaram no deslocamento da ação política do parlamentar, do interior do estado para a cidade de Fortaleza. Nesse viés, valendo-se das contribuições de autores como Landé(1977), Wolf(2003), Barreira(2006), Grill(2008), Reis(2015) foi considerado um conjunto de fontes compostos por declarações, diálogos, observação direta e pesquisa documental vinculado ao estudo da trajetória política do parlamentar.
Palavras-chave: Parentesco. Mediação. Empreendimento político.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).