Os Jovens e o Pentecostalismo: Considerações sobre a identidade da juventude da igreja Assembleia de Deus a partir um estudo de caso na Baixada Fluminense -RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2018.39012Palavras-chave:
Periódico. Ciências Sociais. Intersdiciplinaridade.Resumo
Este artigo pretende apresentar algumas considerações acerca da juventude da igreja Assembleia de Deus a partir do que se propõe chamar de “identidade juvenil assembleiana”. Tal identidade invoca uma simbologia pentecostal “clássica” e, remontando à trajetória da centenária igreja brasileira Assembleia de Deus, se caracteriza pela observância (negociada) aos chamados usos e costumes –visíveis nas vestimentas e hábitos do cotidiano – e por uma resistência aos valores tidos como “do mundo”, categoria nativa construída a partir da oposição ao “que é de Deus”. Ao incentivar o jovem a estabelecer suas diversas formas de sociabilidade entre aqueles que operam nesse código cultural de “separação do mundo”, essa identidade se afirma como um tipo de resistência às chamadas identidades “pós-modernas”, marcadas pela fluidez e multiplicidade. Entretanto, ela se diferencia do que se pode chamar de uma “identidade assembleiana”, ao dialogar com as especificidades típicas da condição juvenil das camadas populares brasileiras, tentando lidar com as dificuldades e dilemas típicos desse grupo, mas sem deixar de marcar sua identidade própria, de acordo com os preceitos da igreja supracitada.
Palavras-chave: Assembleia de Deus. Juventude. Identidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).