Entre o perigo da indiferença e o risco de ser afetado: a gestão das emoções em investigações policiais de pornografia infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2017.30400Resumo
O objetivo do artigo é analisar os efeitos micropolíticos das emoções para pensar o trabalhomoral exercido por e sobre o olhar investigativo policial diante de imagens de pornografiainfantil. Em termos empíricos, o texto é baseado em uma pesquisa de campo etnográficarealizada entre março de 2009 e dezembro de 2010 no Núcleo de Prevenção e Repressão a crimesvia internet, o NUNET, da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Por fim, é discutida a importânciaepistemológica de ter sido “afetada”, durante o trabalho de campo, pela visualização de cenasdiante das quais as reações emocionais supostamente mais “espontâneas” e moralmenteesperadas são o horror profundo e a repulsa imediata. Argumenta-se que essa (des)afetaçãofoi o que possibilitou à pesquisadora incorporar e, assim, compreender o esfriamento emotivoque define a perspectiva investigativa policial.
Palavras-chave: Pornografia infantil. Emoções. Etnografia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).