Literatura negra infanto-juvenil: discursos afro-brasileiros em construção
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2016.26576Resumo
Este artigo apresenta os resultados preliminares de nossa pesquisa, dedicada ao levantamento e análise de obras de literatura infanto-juvenil que abordam a temática afro-brasileira. Abordamos alguns elementos para a análise das condições da produção da literatura infanto-juvenil realizada por autores ligados à construção de uma educação antirracista bem como sobre uma nova disposição do mercado editorial. Nossa intenção é pôr em perspectiva o que tem sido produzido desde 2003, considerando que nos encontramos em um novo momento da implementação da lei 10.639, no qual percebemos novos desafios analíticos. Viemos observando a emergência de discursos que produzem novas formas de construir a identidade nacional brasileira com base em modelos mais plurais. Apontamos o possível desenvolvimento de uma “literatura afro-brasileira infanto-juvenil” e da formação de um público leitor mais sensível às temáticas das relações inter-raciais e da diversidade étnica.
Palavras-chave: Literatura negra. Literatura infanto-juvenil. Lei 10.639.Downloads
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