Propostas de reforma do auxílio-reclusão no Congresso Nacional: impacto e embates políticos
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2016.25556Resumo
Tramitaram na última Legislatura (2011-2014) no Congresso Nacional brasileiro quatropropostas de emenda constitucional sobre o benefício penitenciário chamado de auxílioreclusão,destinado aos dependentes de pessoas presas com vínculos com a Previdência Social.As propostas variavam entre a ampliação do público beneficiado, a restrição dos segurados e aextinção completa do benefício. Inicialmente, promove-se uma avaliação dos impactos que obenefício previdenciário apresenta para o Estado e para os segurados. No momento seguinte,a partir das justificativas, conteúdos e status no processo legislativo das propostas, sãoanalisadas as suas perspectivas, considerando a mudança na correlação de forças verificadaapós as eleições de 2014. Mostra-se como se afigura improvável, no novo cenário político, a aprovação de alguma das propostas de modificação do auxílio-reclusão.
Palavras-chave: Auxílio-reclusão. Reforma constitucional. Disputas políticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).