As fontes institucionais de informação agenda ambiental no Brasil e em Portugal: Estado, comunidade científica e entidades ecológicas
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2016.25534Resumo
Estudo analítico sobre o papel político das fontes de informação no jornalismo ambiental no Brasil e em Portugal, no período de 1990 a 2010. A metodologia consite na técnica de meta-análise ou revisão sistemática de bibliografia sobre o tema. O corpus da pesquisa compreende dez obras de referência na comunidade acadêmica (cinco de cada país), a fim de contemplar as principais obras que documentam e sintetizam a produção científica no período estudado. Conclui que as fontes de informação ambiental nos dois países seguem as mesmas tendências históricas e sociais, especialmente no que se refere às instituições governamentais, à comunidade científica e às organizações do terceiro setor.Palavras-chave: Estudos ambientais. Fontes institucionais de informação. Brasil and Portugal.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).