Mediação nas Instituições Participativas: Articuladores Territoriais e Participação na Política de Desenvolvimento Territorial
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2015.18051Resumo
Este artigo objetiva analisar a participação dos agentes sociais na política de desenvolvimento territorial. Mais especificamente, o foco da análise está centrado no papel do articulador territorial enquanto mediador para a construção da participação no debate territorial. O estudo foi realizado em dois territórios do estado da Bahia, que apresentam dinâmicas distintas em termos da participação dos diferentes agentes do território. Argumenta-se que essas especificidades se devem, em parte, aos estilos de mediação diferenciados dos articuladores territoriais. Entende-se que a articulação territorial é um elemento-chave que impõe dinâmicas específicas na implementação da política de desenvolvimento territorial, estimulando (ou limitando) a participação de determinados atores.
Palavras-chave: mediação. instituições participativas. desenvolvimento territorial.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).