A efetividade da participação em fóruns de governança colaborativa da Sabesp: uma proposta teórico-metodológica comparativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2015.18049Resumo
O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo teórico-metodológico para a avaliação da efetividade da participação social. Para tanto, parte-se da análise de um caso empírico de fóruns de governança colaborativa implementados pela Sabesp em cinco áreas de córregos em São Paulo. Com base no contraste entre duas abordagens, por um lado, a literatura de participação social, e, por outro, a literatura de gestão de bens comuns, são identificadas variáveis estruturais que incidem sobre esses espaços institucionais. O argumento é que a combinação das duas literaturas fornece um instrumental mais amplo para a análise dos resultados de cada fórum, em especial no que diz respeito aos atributos do ambiente físico.
Palavras-chave: governança colaborativa. participação social. Institutional Analysis and Development Framework – IAD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).