O igualitarismo de um liberal: com e para além de Tocqueville
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2014.16592Resumo
O presente trabalho percorre as observações tocquevilleanas quanto ao sentido histórico da formação da nação norte-americana para reconstruir o princípio norteador de sua análise: a possibilidade fática da coexistência de princípios de igualdade e de liberdade. Mais especificamente, analisa o caminho inexorável das nações modernas em assegurar a liberdade na igualdade, de acordo com Tocqueville. A relação interna da díade de valores aqui exposta enseja a construção de um tipo especificamente moderno, um conceito específico de democracia que, mais que uma simples forma de governo, constitui um tipo específico de sociedade, na qual ganha centralidade o papel assumido pelo “patriotismo municipal” das comunas e pela “liberdade política local” na construção de uma disposição dos indivíduos a tomarem para si a resolução conjunta de seus problemas coletivos. Com isso, o artigo pretende mostrar como, em Tocqueville, a noção de autogoverno representa a forma mesma da estruturação da liberdade fundada na igualdade cívica entre sujeitos autônomos.
Palavras-chave: teoria política. Tocqueville. autogovernoDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).