A produção simbólica dos desastres naturais: composições, seleções e recortes
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2014.13468Resumo
Desastres podem ser compreendidos como processos em que subjaz uma produção simbólica sempre construída por agentes em disputa pelo monopólio da visão oficial. Palavras e imagens são usadas pelos agentes para enunciar o que se constitui como ordem e desordem, para conformar uma dada visão sobre o desastre, definindo uma seleção do tempo real e o que vem a se constituir como a realidade. O objetivo deste artigo é analisar esse processo de produção simbólica do desastre a partir de uma seleção de reportagens e imagens dos saques ocorridos durante as inundações e deslizamentos na região do Vale do Itajaí/SC em novembro de 2008.
Palavras-chave: Poder simbólico. Mídia. Desastres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).