Pesquisa


 
Edição Título
 
n. 27 (2023): POR UMA CIDADANIA DIGITAL: ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO REFLEXÕES SOBRE O SUL-SUDESTE-CENTRISMO EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DIGITAL: UMA CONVERSA COM MARCELLA ALBAINE, HSTÉFFANY MUNIZ E CLEICIMAR SOUZA. Resumo  PDF
Natália Batista Peçanha, Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global O aparelho burocrático educacional: a organização do ensino para o mundo do trabalho Resumo  PDF
Werbeth Serejo Belo
 
n. 13 (2018): Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas - 10 anos da Lei 11.645/08 Homo academicus: as africanidades e afrodescendências nos cursos de História da UFPI e UESPI Resumo  PDF
Lucas Rafael Santos Costa, Pedro Pio Fontineles Filho
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global Ensino de História na educação básica: a experiência histórica romana, e o tempo presente, na sala de aula Resumo  PDF
Naicon de Souza Brinco
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global Diálogos entre a História Antiga e o ensino de História: a História global no currículo da BNCC do sexto ano Resumo  PDF
Alexandre Galvão Carvalho, Lucas Werlang Girardi, Carolina Ferreira de Figueiredo
 
n. 27 (2023): POR UMA CIDADANIA DIGITAL: ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR UMA CIDADANIA DIGITAL: ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Resumo  PDF
Natália Batista Peçanha, Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global Prescrições curriculares de História para os anos iniciais: diálogos entre base nacional comum curricular e currículo de Pernambuco Resumo  PDF
Danielle da Silva Ferreira
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. O ENSINO DE HISTÓRIA EM COVERGÊNCIA: DISPUTAS E RESISTÊNCIAS EM TEMPOS DE CIBERESPAÇO E MOVIMENTOS CONSERVADORES Resumo  PDF
Raone Cassin Maia Ferreira
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global Por uma educação antirracista: reflexões sobre o currículo de História para a promoção das relações étnico-raciais Resumo  PDF
Brenda Cardoso de Oliveira, Clarice Nascimento de Melo
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global Ensino de história e letramento digital: uma proposta de leitura crítica das fontes provenientes dos meios digitais Resumo  PDF
Nayara Silva de Carie, Ana Paula Giavara, Glauco Costa de Souza, Heli Sabino de Oliveira
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global Aprendizagem escolar de História em tempos de pandemia no Cap-UERJ: um olhar didáticohistórico sobre o tempo presente Resumo  PDF
Giselle Pereira Nicolau, Vivian Cristina Zampa, Sonia Maria Wanderley
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural Resumo  PDF
Cleberson Henrique de Moura, Fabíola Alice dos Anjos Durães, Maria Cristina Nicolau Kormikiari, Núria Hanglei Cacete
 
n. 27 (2023): POR UMA CIDADANIA DIGITAL: ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O QUE SIGNIFICA SER UM PROFESSOR YOUTUBER DE HISTÓRIA? APONTAMENTOS SOBRE ATIVIDADE DOCENTE, PRÁTICAS E VISUALIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO YOUTUBE Resumo  PDF
Pedro Botelho Rocha
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global Os problemas nos estudos das religiões afro-ameríndias e o ensino de História Resumo  PDF
Lucas Gomes de Medeiros
 
n. 27 (2023): POR UMA CIDADANIA DIGITAL: ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O ENSINO DE HISTÓRIA EM ENCRUZILHADA: UM ENCONTRO ENTRE A SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS Resumo  PDF
Leandro Casali de Oliveira Medeiros, Vanessa Spinosa
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. ENSINO DE HISTÓRIA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROBLEMATIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA Resumo  PDF
Andréa Sannazzaro Ribeiro
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. Os impasses e os avanços do neopentecostalismo na juventude de São Gonçalo Resumo  PDF
Alline Assis Xavier Maia
 
n. 27 (2023): POR UMA CIDADANIA DIGITAL: ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A EXPANSÃO DO CAPITAL IMPERIALISMO NO CIBERESPAÇO Resumo  PDF
Naicon de Souza Brinco
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E CURRÍCULO DE HISTÓRIA Resumo  PDF
Breno Mendes
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SEUS CONCEITOS INTEGRADORES Resumo  PDF
Domingos Barros Nobre, Anna Beatriz Albuquerque Vecchia, Carolina Miranda de Oliveira
 
n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo? PRECONCEITO EM FOCO NA SALA DE AULA: ENTRE O DEBATE O TRABALHO DE CAMPO Resumo  PDF
Priscila Aquino Silva
 
n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo? A CRÍTICA EUROCÊNTRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA: ABORDAGENS SOBRE A RETÓRICA LASCASIANA Resumo  PDF
Rafael Gonçalves Borges
 
n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo? DEUSES DO EGITO (2016): UMA NARRATIVA FÍLMICA DA CIVILIZAÇÃO BRANCA Resumo  PDF
José Maria Gomes de Souza Neto
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. TEORIA, HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA  PDF
Daniel Pinha, Marcelo Rangel, Rodrigo Perez oliveira
 
n. 15 (2019): Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA INCLUSIVA DA BAIXADA FLUMINENSE Resumo  PDF
Paulo José Assumpção dos Santos, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Celeste Azulay Kelman
 
1 a 25 de 25 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"