POR UMA CIDADANIA DIGITAL: ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Autores

  • Natália Batista Peçanha Universidade Federal de Uberlândia - UFU https://orcid.org/0000-0003-2013-106X
  • Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre Professora substituta do Instituto Federal da Paraíba – Campus Cabedelo (IFPB-Cabedelo)

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2023.75496

Palavras-chave:

Ensino de História, TDIC, História Digital

Resumo

Nos últimos anos nos deparamos com uma expansão do consumo das informações via meios digitais, isto facilitou a obtenção de conteúdos e democratização do acesso às informações, mas ampliou, em igual proporção, o enfrentamento de fakenews, negacionismos e apropriações de conteúdos históricos sem rigor científico.

Trazer essas discussões para o ensino de História é permitir uma reflexão acerca de como professores(as)/ pesquisadores (as) buscam práticas que podem se valer ou não das novas tecnologias de informação e comunicação, para a construção de uma “historiografia digital”, além de permitir uma reflexão do papel do/a historiador/a em sua atuação no espaço público.

Biografia do Autor

Natália Batista Peçanha, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora Adjunta de Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia – ICHPO. Pesquisadora do Grupo de Trabalho Mundos do Trabalho e o Pós-Abolição (GEMTRAPA-UFRRJ), do GT Emancipações e o Pós-Abolição/MG e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais (NEPEHD-UFU). Desenvolve pesquisas sobre as relações de trabalho envolvendo empregadas domésticas, na virada do século XIX e princípios do século XX e pesquisas voltadas ao ensino de História das relações étnico-raciais e a aplicabilidade da lei 10639/03.

Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre, Professora substituta do Instituto Federal da Paraíba – Campus Cabedelo (IFPB-Cabedelo)

Professora substituta do Instituto Federal da Paraíba – Campus Cabedelo (IFPB-Cabedelo). Pós-doutorada pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPHR-UFRRJ) com o projeto "Imprensa Iguaçuana como fonte para História da Baixada Fluminense (Nova Iguaçu, 195-1970)" e coordenadora do projeto de extensão “COPESBRA VAI À CAÇA”: ensino de história e formação de professores a partir de recursos multimidiáticos. Tem especial interesse pelas discussões sobre os processos históricos que envolvam imprensa, metodologias ativas e ensino de história no século XXI.

Referências

Sites

https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2021_coletiva_imprensa.pdf Acessado em 26 de abril de 2023.

https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/em-2022-brasil-registrou-9-5-mil-escolas-sem-acesso-a-internet Acessado em: 26 de abril de 2023.

Bibliografia

GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de Ensino de História. 13ª ed. revista e ampliada. Campinas, SP: Papirus, 2012.

HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. 1.ed; 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MORIN. Edgar. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1967.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

Downloads

Publicado

2023-05-10