O ENSINO DE HISTÓRIA EM ENCRUZILHADA: UM ENCONTRO ENTRE A SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Leandro Casali de Oliveira Medeiros
  • Vanessa Spinosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2023.73024

Palavras-chave:

História, Educação, Ensino

Resumo

Este artigo busca investigar as contribuições de uma metodologia ativa de ensino híbrido, a sala de aula invertida, para o ensino de história escolar, mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Para isso, busca-se estabelecer um diálogo entre as reflexões da história pública e da didática da história de Rüsen enquanto chaves de leitura para compreender e analisar criticamente essa metodologia, com base numa experiência com alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma instituição privada de ensino na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2021.

Biografia do Autor

Leandro Casali de Oliveira Medeiros

Professor de História e
Mestre em Ensino de História (ppgeh UERJ)

Vanessa Spinosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora doutora do Departamento de História do CERES/UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História UFRN.

Downloads

Publicado

2023-05-10