ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A EXPANSÃO DO CAPITAL IMPERIALISMO NO CIBERESPAÇO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2023.73011

Palavras-chave:

Território, Ensino de História, Pandemia COVID-19, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumo

A partir do campo do ensino de História e do conceito de território o presente artigo discute a expansão dos oligopólios de tecnologia no fazer cotidiano dos professores de História da educação básica com o advento da pandemia de COVID-19 e das medidas de distanciamento social nos anos de 2020 a 2022. As reflexões partem da experiência em salas de aula nos doze anos como professor da educação pública e de dados globais acerca do uso do digital pelos estudantes. Apresentamos como resultado a potência do ensino de História na desnaturalização não só dos aparelhos da tecnologia, mas das práticas culturais de uso dos espaços digitais ocupados pelos alunos.

Biografia do Autor

Naicon de Souza Brinco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Macaé

Doutorando em História Social - PPGHS/FFP-UERJ

Mestre em Ensino de História (Mestrado Profissional em Ensino de História - UERJ, 2020) 

Professor de História da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Macaé.

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Publicado

2023-05-10