REFLEXÕES SOBRE O SUL-SUDESTE-CENTRISMO EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DIGITAL: UMA CONVERSA COM MARCELLA ALBAINE, HSTÉFFANY MUNIZ E CLEICIMAR SOUZA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2023.71911

Palavras-chave:

Ensino de História, História Digital, Sul-sudeste-centrismo

Resumo

Entrevista realizada com as professoras Marcella Albaine, Hstéffany Muniz e Cleicimar Souza, acerca da importância de se refletir sobre o sul-sudeste-centrismo da produção do ensino de História e História Digital, enfatizando a produção intelectual do norte do país, em especial, de Roraima.

Biografia do Autor

Natália Batista Peçanha, Professora Adjunta do curso de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Adjunta de Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia – ICHPO. Pesquisadora do Grupo de Trabalho Mundos do Trabalho e o Pós-Abolição (GEMTRAPA-UFRRJ), do GT Emancipações e o Pós-Abolição/MG e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais (NEPEHD-UFU). Desenvolve pesquisas sobre as relações de trabalho envolvendo empregadas domésticas, na virada do século XIX e princípios do século XX e pesquisas voltadas ao ensino de História das relações étnico-raciais e a aplicabilidade da lei 10639/03.

Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre, Professora substituta do Instituto Federal da Paraíba – Campus Cabedelo (IFPB-Cabedelo).

Professora substituta do Instituto Federal da Paraíba – Campus Cabedelo (IFPB-Cabedelo). Pós-doutorada pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPHR-UFRRJ) com o projeto "Imprensa Iguaçuana como fonte para História da Baixada Fluminense (Nova Iguaçu, 195-1970)" e coordenadora do projeto de extensão “COPESBRA VAI À CAÇA”: ensino de história e formação de professores a partir de recursos multimidiáticos. Tem especial interesse pelas discussões sobre os processos históricos que envolvam imprensa, metodologias ativas e ensino de história no século XXI.

Referências

COSTA, Marcella Albaine Farias da. Ensino de História e historiografia escolar digitais. Curitiba/PR: Editora CRV, 2021.

HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo. Elefante, 2020.

Downloads

Publicado

2023-05-10