COSTURANDO NARRATIVAS DO TEMPO PRESENTE: A TRAJETÓRIA DE AFRICANOS NO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2022.71829

Palavras-chave:

Narrativas, Imigração, Refúgio, Africanos

Resumo

Narrar é dar sentido ao mundo. As experiências individuais ou coletivas, quando narradas, revelam a maneira pela qual os sujeitos compreendem a si e aos outros, e a realidade à sua volta. É partindo dessa interpretação que se busca, neste recorte, através da análise de quatro relatos de africanos radicados no Rio de Janeiro, a partir do ano de 2007, compreender as razões que motivaram a partida de vários países da África para o Brasil, sendo essas migrações forçadas ou voluntárias. As histórias revelam as inúmeras questões vivenciadas por esses indivíduos, em um continente marcado por tensões políticas e guerras civis, marcas de um passado de dominação europeia, mas também pela diversidade de culturas e informações. A escolha pelo Brasil, conforme pode se apreender, nem sempre foi a primeira opção para esses indivíduos, mas, certamente, tem sido o local de esperanças momentâneas e/ou permanentes, de refrigério e de dilemas. Sobre este último aspecto, convém destacar que se pretende apontar para aquele que, amiúde, aparece nas falas de imigrantes e refugiados: o reconhecimento da cidadania.

Biografia do Autor

Giselle Pereira Nicolau, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira. Possui doutorado em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense (2018), com bolsa sanduíche na École de Hautes Études en Sciences Sociales (2017). Atua nas áreas de Brasil Império e República, Migrações, História Política, Biografia e Historiografia. Além disso, a pesquisadora/professora possui mestrado (2012) e graduação (2009) em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolveu pesquisas que contemplavam temas sobre: Cultura Política, os Usos do Biográfico na Escrita da História,Teatro, Imigração Urbana para o Rio de Janeiro, em especial a francesa, e Ensino de História.

Referências

ACNUR, Refúgio em números, 4a edição, 2019. https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2019/07/Refugio-em-nu%CC%81meros_versa%CC%83o-23-de-julho-002.pdf. Acesso: 24/06/2021

ACNUR, Tendências globais, 2022. .www.acnur.org . Acesso: 09/11/2022.

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In PINSKY, Carla (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010, p. 155-202.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão [et al.] 7.ed. revista. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

PORTELLI, Alessandro. Ensaios de História Oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010.

PORTELLI, Alessandro. História Oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

KHOURY, Yara A. Apresentação. In: PORTELLI, Alessandro. Ensaios de história oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010. p. 7-18.

REVEL, Jacques (Org.). Jogos de escalas: e experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

SEYFERTH, G. Construindo a nação: hierarquias raciais e o papel do racismo na política de imigração e colonização. In: MAIO, M.C., and SANTOS, R.V., orgs. Raça, ciência e sociedade [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; CCBB, 1996, pp. 41-58.

____________. Colonização, imigração e questão racial no Brasil. REVISTA USP, São Paulo, n.53, p. 117-149, março/maio 2002.

Downloads

Publicado

2023-01-04