Refugiados congoleses em cidades periféricas um estudo de caso.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2022.70710

Resumo

O presente artigo propõem a reflexão sobre a experiência dos deslocamentos forçados e sobre o processo de construção de identidades étnico/comunitárias no bairro do Jardim Catarina, em São Gonçalo. Para tanto, utilizamos o depoimento de Luzolo Antoinete, refugiada congolesa que chegou à cidade em 2016, em meio a crescente onda de violência que acometia à República Democrática do Congo. Após a imigração forçada, o município de São Gonçalo passou a ser sua casa adotiva, lugar onde ela e seus filhos recomeçaram suas vidas e criaram novos laços afetivos com o Brasil. 

Biografia do Autor

Julianna Carolina Oliveira Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), mestre (2015) e doutoranda em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores. Dedica-se as seguintes temáticas: movimentos migratórios e recepção de imigrantes.

Rui Aniceto Nascimento Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). É Professor do Departamento de História do IFCH/UERJ, atuando na área de Ensino de História. Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/UERJ (2015-2018). Procientista da UERJ. Professor do Programa de Pós-graduação em História do Social (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Formação de Professores/UERJ e do Mestrado Profissional de História (ProfHistória). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, Historiografia, História Regional do Brasil e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia brasileira, historiografia fluminense, história local e regional, história da educação, história cultural, ensino de história, educação patrimonial, museus, livros didáticos e manifestações culturais.

Referências

ACNUR, 2020. Disponível em: República Democrática do Congo (RDC) – UNHCR ACNUR Brasil

CONARE, 2022. Disponível em: Microsoft Power BI

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005.

ALBERTI, Verena. Ouvir Contar. Textos em história oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004.

BAENINGER, Rosana; DEMÉTRIO, Natália Belmonte; DOMENICONI, Jóice de Oliveira Santos. Espaços das migrações transnacionais: perfil sociodemográfico de imigrantes da África para o Brasil no século XXI. REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, Brasília, v. 27, n. 56, ago. 2019, p. 35-60.

CALEGARI, Marília. Migração de crise: refúgio e família no Brasil. Anais do XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais População, Governança e Bem-Estar, ABEP - “População, governança e bem-estar”, São Paulo, vol. 19, 2014.

CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2012.

CATROGA, Fernando. História, memória e historiografia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2015.

FARIA, Aída de Souza. Neves. Esplendor e decadência. São Gonçalo: São Gonçalo Letras, 2004.

LE GOFF, Jacques. Memória. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1990.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 2005.

MOREIRA, Thiago Oliveira. A (in)convencionalidade da política migratória brasileira diante da pandemia da Covid-19. Migrações internacionais e a pandemia de Covid-19. São Paulo:

UNICAMP, 2020, p. 273-281.

REIS, Rossana Rocha; MENEZES, Thais Silva. Direitos humanos e refúgio: uma análise sobre o momento anterior à determinação do status de refugiado. Revista de Sociologia e Política, v. 22, n. 49, p. 61-83, mar. 2014.

REZNIK, Luís; FERNANDES, Rui Aniceto Nascimento (Orgs.). Experiências da Imigração. São Gonçalo nos séculos XX e XXI. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.

SILVA, Igor Castellano da. Congo, a Guerra Mundial Africana. Conflitos armados, construção do Estado e alternativa para a paz. Porto Alegre/RS: Leitura XXI, 2012.

VIEIRA, Daianne Rafael. Do Congo para o Brasil: as perspectivas de vida e trabalho de refugiados e solicitantes de refúgio congoleses no Rio de Janeiro. Recife: UFPE/PPGA, 2015. Dissertação de Mestrado.

Downloads

Publicado

2023-01-04