TRAJETÓRIAS MIGRANTES: JEITOS DE SER E ESTAR NO MUNDO DE DEMBA SOKHNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2022.70485

Palavras-chave:

migrações, trajetórias, história oral, Demba Sokhna

Resumo

As dinâmicas de deslocamentos populacionais têm estimulado o debate sobre migrações, considerando a temática imprescindível para a compreensão do século XXI. Além do debate teórico normativo sobre o tema, com a descrição de cenários desfavoráveis para a garantia de direitos humanos aos deslocados, busca-se a identificação das negociações estabelecidas pelas comunidades migrantes por meio de suas experiências sociais. Dessa forma, a trajetória de Demba Sokhna, imigrante senegalês, seus itinerários e vivências pela cidade de Caxias do Sul, no sul do Brasil, no tempo presente, contribui para a compreensão da complexidade dos novos movimentos migratórios. Para Michel de Certeau (2013), o ato de caminhar encontra uma primeira definição como espaço de enunciação - “os jogos dos passos moldam espaços”. Assim, o artigo enfatiza os passos, as vivências de Demba Sokhna, que narra, por meio de entrevistas de história oral gravadas em áudio e vídeo e de filmagens ao vivo de situações cotidianas, aspectos de sua trajetória de vida, de sua cultura e horizontes de expectativas.

Biografia do Autor

Cristine Fortes Lia, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em História. Professora do Curso de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul. Editora da Revista Métis - UCS

Katani Monteiro, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em História. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em História e do Curso de História da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Coordenadora do NAEH (Núcleo de Apoio ao Ensino de História) – UCS.

Franciele de Almeida de Oliveira, Instituto de Leitura Quindim

Mestre em História. Coordenadora de projetos Instituto Quindim

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História: a arte de inventar o passado (ensaios de teoria da história). Curitiba: Editora Prismas, 2019.

ALBUQUERQUE JÚNIOR. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, Márcia de Almeida [et al.],organizadores. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano : 1. Artes de fazer. 20. Ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ : Vozes, 2013.

DURAND, Jorge; LUSSI, Carmem. Metodologia e teorias no estudo das migrações. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

ECO, Umberto. Migração e intolerância. Rio de Janeiro: Record, 2020.

GRYNSZPAN, Mario. Os idiomas da patronagem: um estudo da trajetória de Tenório Cavalcanti. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n.14, out., 1990.

HERÉDIA, Vania Beatriz Merlotti; PANDOLFI, Bruna (org.). Migrações internacionais. Caxias do Sul: Belas Letras, 2015.

LIA, Cristine Fortes; COSTA, Jéssica Pereira da. O Islã em movimento: comunidades muçulmanas na Serra Gaúcha. Revista Brasileira de História das Religiões. Ano XIV, n. 41, setembro/dezembro de 2021.

MEIHY, José Carlos Sebe B; RIBEIRO, Suzana L. Salgado. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

OLIVEIRA, Franciele de Almeida de. As senegalesas: a trajetória de mulheres africanas na Serra Gaúcha. 2019. 60 f. TCC (Graduação) – Curso de História, Área do Conhecimento de Humanidades, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/8721. Acesso em: 14 jun. 2022.

ROVAI, Marta Gouvai de Oliveira. Publicizar sem simplificar: o historiador como mediador ético. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; MENESES, Sônia (org.). História Pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018.

SANTHIAGO, Ricardo; MAGALHÃES, Valéria Barbosa de. História oral na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

ZAPATA, Gisela P.; GUEDES, Gilvan. Refúgio e mobilidades de deslocamentos populacionais no século XXI: tendências, conflitos e políticas. Revista Brasileira de Estudos Populacionais. Belo Horizonte, v. 34, n.1, p.5-13, jan/abr. 2017.

Downloads

Publicado

2023-01-04