Diálogos entre a História Antiga e o ensino de História: a História global no currículo da BNCC do sexto ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62762

Palavras-chave:

Ensino de História, BNCC, Eurocentrismo, História Global.

Resumo

A relação entre os novos paradigmas historiográficos e o ensino de História é tratada neste artigo, através da análise das propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos livros didáticos do sexto ano do Ensino Fundamental. Por meio de uma abordagem crítica à perspectiva eurocentrista presente em livros didáticos de grande utilização, pretende-se mostrar que a aplicação das novas habilidades da BNCC não necessariamente resultam na superação de uma perspectiva historiográfica, centrada em estereótipos acerca do mundo antigo, a exemplo do “mundo grego”. Explorando os conceitos de interconectividade e comparativismo, levanta-se novas possibilidades de abordar as propostas da BNCC por meio de alguns pressupostos da História Global.

Biografia do Autor

Alexandre Galvão Carvalho, Universidade Estadual do sudoeste da Bahia

Professor Pleno do Departamento de História da UESB

Aéra de História Antiga e Medieval

Doutor em História Social pela UFF

Lucas Werlang Girardi, Universidade Federal Fluminense Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel e licenciado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor substituto no Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Translatio Studii (UFF). E-mail: lucaswgirardi@hotmail.com

Carolina Ferreira de Figueiredo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS). Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado
do Rio de Janeiro (FAPERJ). E-mail: carolina.ferreirafigueiredo@gmail.com

Referências

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Publicado

2021-12-22