A África e a diáspora nos livros didáticos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62724

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Livros Didáticos, Ensino Fundamental

Resumo

Este texto problematiza discursos acerca da história da África e da diáspora veiculados nos livros didáticos para os primeiros anos do ensino fundamental, adotados pela rede pública municipal de ensino de Caetité/BA. Foram apreciadas quatros coleções de livros, abrangendo o período de 2010 a 2018. A análise desses materiais alicerça-se em pressupostos teóricos de interpretação inerente à Análise de Discurso. Os livros didáticos analisados desvelam uma presença significativa, ainda que pontual, de temáticas relacionadas a esse objeto de conhecimento. Entretanto, tais materiais ainda apresentam construções deturpadas e silenciamentos sobre esses sujeitos sociais. Assim, inferir tais textos é crucial para se reconsiderar a escolha, utilização e produção desses suportes.

Biografia do Autor

Maria A. D. Castro, PPGELS/UNEB

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade PPGELS/UNEB. Graduada em Licenciatura Plena em História e especialista em Educação e Diversidade Étnico-Racial pela UNEB/VI. Atualmente é professora da Rede Municipal de Ensino de Caetité.

Antonieta Miguel, PPGELS/UNEB

Doutora em Educação pelo programa Educação e Contemporaneidade PPGEduC/UNEB. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1991) especialização em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (2000). Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia - Campus VI, atuando como docente na graduação e Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade - PPGELS. Líder do Grupo de Pesquisa Memória da Educação na Bahia UNEB/CNPQ; compõe a Comissão Departamental de Estágio do Departamento de Ciências Humanas - Campus VI.

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Publicado

2021-12-22