A África e a diáspora nos livros didáticos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62724Palavras-chave:
Análise de Discurso, Livros Didáticos, Ensino FundamentalResumo
Este texto problematiza discursos acerca da história da África e da diáspora veiculados nos livros didáticos para os primeiros anos do ensino fundamental, adotados pela rede pública municipal de ensino de Caetité/BA. Foram apreciadas quatros coleções de livros, abrangendo o período de 2010 a 2018. A análise desses materiais alicerça-se em pressupostos teóricos de interpretação inerente à Análise de Discurso. Os livros didáticos analisados desvelam uma presença significativa, ainda que pontual, de temáticas relacionadas a esse objeto de conhecimento. Entretanto, tais materiais ainda apresentam construções deturpadas e silenciamentos sobre esses sujeitos sociais. Assim, inferir tais textos é crucial para se reconsiderar a escolha, utilização e produção desses suportes.
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