Ensino de história e letramento digital: uma proposta de leitura crítica das fontes provenientes dos meios digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62675

Palavras-chave:

Presentismo, Ensino de História, letramento digital, leitura lateral.

Resumo

Já há algum tempo que não se espera do professor de História um conhecimento enciclopédico da área, de modo que criar condições para que os estudantes da educação básica pensem historicamente tem sido o principal desafio da docência. Com advento da Revolução Digital, marcada pelo presentismo e pela aceleração do tempo, os objetivos do ensino de História ganharam novos delineamentos. Tendo como ponto de partida as situações-problema geradas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, este artigo tem por finalidade examinar as contribuições do ensino de História para a educação midiática e para o letramento digital. Espera-se que os estudantes sejam capazes de realizar a leitura crítica das informações e conteúdos contidos no ciberespaço. Como numa via de mão dupla, também traz contribuições para os historiadores e para o ensino de História, as estratégias do letramento digital.

Biografia do Autor

Nayara Silva de Carie

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG, onde atua nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, História e Educação do Campo. Licenciada (2002) Bacharel (2004) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre (2008) e Doutora (2015) em Educação pela mesma instituição. No doutorado, realizou estágio sanduíche na Università di Bologna/Itália (2013/2014). Foi professora da rede Pública de Ensino (1995-2015), no Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (2010-2012). Trabalhou como assessora curricular de História na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, onde ministrou cursos de Formação Continuada de Professores (2008 a 2012). Seus interesses de pesquisa envolvem: ensino e aprendizagem em História, Educação Histórica, narrativas didáticas de História.

Ana Paula Giavara, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE da Faculdade de Educação - FaE da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na área de ensino de História. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - UNESP, na linha de pesquisa "Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais". Possui Licenciatura em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP. Como pesquisadora, atua nas áreas de Ensino de História e Políticas Educacionais, com ênfase em perspectivas curriculares para a disciplina de História. Tem experiência na Educação Básica pública e privada como professora de História.

 

Glauco Costa de Souza

Graduado e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Assis), e Doutor pelo programa em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). O pesquisador é especialista no estudo do fenômeno religioso, com ênfase nos discursos produzidos por grupos de intelectuais católicos pertencentes à ala da extrema direita do país durante o regime ditatorial. Estuda também a circularidade de ideias e pensamentos entre a corrente integrista internacional, por meio do contato estabelecido entre intelectuais católicos do Brasil e da França. Palavras como intelectuais, tradicionalismo, integrismo, anticomunismo, antimodernismo e antiprogressismo são referências de sua pesquisa histórica.

Heli Sabino de Oliveira

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2000); Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (FAFI-BH, 1992). Desde 2016, vem atuando como professor da Faculdade de Educação da UFMG nos cursos de Pedagogia, História e Licenciatura em Educação do Campo. Além disso, atua como orientador e professor no Mestrado Profissional (PROMESTE) na linha de Educação de Jovens e Adultos. Coordena um projeto de extensão intitulada "Formação Continuada de Professores em Produção de Materiais Didáticos para Educação de Jovens e Adultos", que conta atualmente 04 estudantes de licenciaturas bolsistas e seis voluntários e 44 professores da Educação Básica . O referido projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, já produziu cinco cadernos pedagógicos, tratando das seguintes temáticas: EJA, Espaço e Cultura: direito à cidade; EJA e Cidade: direito à memória; EJA e Mundo do Trabalho: direito à dignidade; EJA e Saúde: direito à vida; EJA e Educação Midiática: direito à comunicação e à informação. Cumpre destacar que atuou como professor de História em diversas unidades escolares da Rede Estadual de Educação ,de Minas Gerais entre os anos de 1990 e 1995. Trabalhou como coordenador pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (Escola Municipal Moysés Kalil em 1997 e em 2000); lecionou nas seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado de Minas Gerais (2001-2003); Universidade Presidente Antônio Carlos (2003-2007); Faculdade de Sabará (2001-2008); atuou como professor substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Minas Gerais (2013). Trabalhou como tutor no projeto Veredas-Formação de Professores a Distância (2002-2005); trabalhou como formador do Projovem (UFMG) entre os anos de 2009 e 2013. Atuou como tutor a distância no curso de Aperfeiçoamento Educação e Saúde na Escola (2011), pela UAB da UFMG; atuou como tutor a distância e professor no Curso de Especialização de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade (2012-2014) Orientou trabalhos monográficos e TCCs em cursos de licenciaturas e de especialização. Entre os anos de 2008 e 2013, trabalhou no Acompanhamento e Monitoramento da Aprendizagem das Escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte pela Regional Nordeste (2008-2010) e Norte (2010-2013). Participação em Congressos, Seminários, Colóquios das áreas de Educação, Ciências da Religião e História. Publicação de artigos em anais, revistas e capítulos de livros. Participação em cursos de formação de professores. Entre 1995 e 2015, atuou como professor de História do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. Pesquisa sobre temas relacionados à laicidade e diversidade religiosa na escola pública, políticas educacionais de Educação de Jovens e Adultos e Ensino de História. Integra a linha de pesquisa do mestrado profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra a linha de Educação de Jovens e Adultos no mestrado profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2021-12-22