MÚSICA, DOCÊNCIA E LETRAS: NO CAMINHO DE LIBERDADE DE CACILDA FRANCIONI DE SOUZA

Autores

  • Sirlene Ribeiro Alves Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped UERJ); Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.55243

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória de Cacilda Francioni de Souza, mulher negra livre, que viveu no período da escravidão e do pós-abolição, militou na causa abolicionista, fez do magistério sua carreira profissional e se sobressaiu na produção de livros didáticos sobre literatura. Sua vida traz reflexões sobre a invisibilidade historiográfica de certos grupos sociais, como também as estratégicas e táticas desses sujeitos, suas participações em questões políticas e sociais.

Biografia do Autor

Sirlene Ribeiro Alves, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped UERJ); Colégio Pedro II

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro PROPED/UERJ. Mestre em Relações Étnico-Raciais (PPRER/CEFET-RJ). Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFRJ). Graduada em Educação Artística, licenciatura plena em História da Arte (UERJ). Desenvolve a Tese Liberdade e Instrução - A educação como um amplo projeto de emancipação da escravatura, sob a orientação da Professora Dra. Alexandra Lima da Silva, na Linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História, do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) e integra o Grupo de Pesquisa Flores de Ébano: escritas de si, trajetórias e História da Educação. Exerceu a docência em Artes no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e na Fundação Municipal de Educação de Niterói. Atualmente, atua como professora de Artes Visuais no Colégio Pedro II.

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Publicado

2020-12-17