ESCREVENDO E TRANSFORMANDO MUNDOS.

Autores

  • Roberta Santos Fumero Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Veronica Cunha

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.55109

Palavras-chave:

Mulheres Negras, Literatura, Resistência

Resumo

O presente texto pretende narrar a trajetória de formação e o inicio da trajetória de um grupo de mulheres negras de diferentes formações, idades variadas (Mulheres do Ler) reunidas para a escrita de uma antologia, que descrevem em diferentes linguagens (prosa e verso) suas vivências como mulheres, negras e da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. O movimento de estruturação da obra literária, as ações de debate e divulgação em torno das temáticas apresentadas pelo grupo se constituem um ato efetivo de resistência do povo negro. Tais premissas são sustentada por pensadoras como: Djamila Ribeiro, Conceição de Evaristo e outras que constituem um referencial de luta e representatividade junto a esse proces O presente texto pretende narrar a trajetória de formação e o inicio da trajetória de um grupo de mulheres negras de diferentes formações, idades variadas (Mulheres do Ler) reunidas para a escrita de uma antologia, que descrevem em diferentes linguagens (prosa e verso) suas vivências como mulheres, negras e da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. O movimento de estruturação da obra literária, as ações de debate e divulgação em torno das temáticas apresentadas pelo grupo se constituem um ato efetivo de resistência do povo negro. Tais premissas são sustentada por pensadoras como: Djamila Ribeiro, Conceição de Evaristo e outras que constituem um referencial de luta e representatividade junto a esse processo.

Biografia do Autor

Roberta Santos Fumero, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora atuante dentro da rede pública de ensino no Rio de Janeiro ( Duque de Caxias).

Mestranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro trabalhando com eixos tematicos ligados a questões étnicos raciais e gênero.

Integra grupo de movimentos sociais ligados a questões étnicos raciais .

Veronica Cunha

Pedagoga formada pela UERJ.

Mestre em Educação pela  Escola Politénica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fio Cruz.

Professora da Rede Municipal de Nova Iguaçu e Queimados.

Escritora e participante e movimentos sociais ligados a negritude e leitura.

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Publicado

2020-12-17