A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA EUNICE DE JESUS PRUDENTE: MULHER NEGRA DAS CAMADAS POPULARES QUE SE TORNOU ADVOGADA E PROFESSORA TITULAR DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Ricardo Alexandre da Cruz Pesquisador Colaborador do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.54886

Resumo

Este trabalho, visa apresentar uma personalidade negra, que semelhante a inúmeras outras, ficam, propositalmente, desconhecidas e têm suas biografias silenciadas na sociedade brasileira. Isto é, o trabalho apresenta a trajetória da professora Eunice A. J. Prudente, Mulher, negra, filha de operários que se torna a primeira professora negra da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, além de ocupar outros cargos de destaque na sociedade. Para a realização deste trabalho, utilizamos alguns conceitos presentes ao longo da obra do sociólogo frances Pierre Bourdieu, com os conceitos de habitus, capital cultural, capital social e campo social. A fim de identificar quais foram as estratégias empregadas pela professora, empregou-se como metodologia a reconstrução da trajetória da professora Eunice Prudente por meio de entrevista.

Palavras-chave: Negros e Educação; ascensão educacional e social; Trajetórias;

 

Biografia do Autor

Ricardo Alexandre da Cruz, Pesquisador Colaborador do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Pesquisador Colaborador do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Educação (Sociologia da Educação) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História Política, Sociedade (EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2013). Mestre em Educação (História da Educação) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2009). Especialização em Educação Especial pela Faveni. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei- MG  (2005). Foi professor na Educação Básica, no ensino superior nas Universidades Federais do Acre e de Rondônia; Atua nas áreas de Sociologia e História da Educação (com a temática Relações Étnico-Raciais e Educação, e atualmente tem iniciado trabalhos nas áreas de Educação Especial, Inclusão e Diversidade.

Downloads

Publicado

2021-04-30