ESCREVO SOBRE MIM E POR NÓS: RAÇA, SOLIDÃO E AFETIVIDADE DA MULHER NEGRA RETINTA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.54865

Palavras-chave:

Escrevivência, Solidão, Mulher negra, História.

Resumo

A escrita desse artigo nasce da minha experiência de solidão sexo-afetiva como uma mulher negra retinta universitária, vivenciada ao longo da minha graduação em História na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA) entre os anos de 2014-2019. Em diálogo com estudos historiográficos, sociológicos, filosóficos e os conceitos elaborados pela teoria do Feminismo negro, objetivamos compreender e analisar como as angústias e alegrias sentidas no meu corpo podem nos capacitar a entender historicamente o processo de preterimento das mulheres negras no Brasil. Para tal, lançamos mão, do conceito de Escrevivências da escritora Conceição Evaristo, da categoria de analise Corpo-território elaborada pelo geografo Eduardo Miranda e das ponderações dos estudos de gênero e raça como metodologia adotada na tentativa de trilhar um caminho, ainda tão pouco convencional na historiografia.

Biografia do Autor

Lucymara da Silva Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em História social, na linha de pesquisa Cultura, Identidades e Linguagens, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Minha área de interesse se direciona as seguintes temáticas: gênero, raça, prostituição, memória, família, decolonialidade, cidade, feminismo negro, escrita afro-brasileira. Atualmente, desenvolvo pesquisa voltada para a discussão do conceito de família e prostituição na cidade de Feira de Santana entre as décadas de 1950-1970.

Maria Aparecida Prazeres Sanches, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possuo graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Federal da Bahia (1990), Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1998) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente sou professora Adjunta B da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tenho experiência em ensino e pesquisa na área História, com ênfase em Historia da Bahia e História da República, atuando principalmente nos seguintes temas: relações conjugais, mulheres pobres, relações raciais, gênero, namoro,defloramento, familia, casamento e cultura popular.

Referências

CARNEIRO, Suely. Gênero, Raça e Ascensão Social, Estudos Feministas, V-3, nº 02, 1995.

___________. Mulheres em Movimento. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, p. 7-372, 2003.

CARVALHO, Lucymara. S. A Mulher Invisível. Geledés. 27/04/2017. Geledés, 2017. Disponível em: https://www.geledes.org.br/a-mulher-invisivel/. Acesso: 26 de setembro de 2020.

CAULFIELD, Sueann. Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro, 1918-1940. Campinas, Ed. da UNICAMP, 2000.

CRENSHAW, Kimberlé. Documentos para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas. Ano 10, 1º semestre, 2002.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 3. ed, 2017.

__________. Gênero e etnia: uma escre (vivência) de dupla face. In: MOREIRA, Nadilza Martins de Barros; SCHNEIDER, Liane. (Orgs.) Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Idéia Editora Ltda, 2005. p. 201-212.

FERREIRA FILHO, Alberto Heráclito. Salvador das Mulheres: condição feminina e cotidiano popular na Belle Époque Imperfeita. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1994.

FERREIRA, Amanda Crispim. Escrevivências, as lembranças afro-femininas como um lugar da memória afro-brasileira: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Geni Guimarães. 114f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

HOOKS, Bell. Intelectuais Negras. Revista Estudos Feministas, V.3, nº 2, 1995.

_______. Vivendo de amor. In: Werneck, J. O livro da saúde das mulheres negras: nossos passos vêm de longe. Rio de Janeiro: Pallas: Criola, 2000, P.197.

LINO, Diego; CLÓVIS, Oliveira. “Vá bater naquele negro que eu garanto”: marcadores raciais na Bahia (1940-1960). Em tempo de Histórias, Brasília-DF, n. 36, p. 423-440, 2020.

LORDE, Audre. Os usos do erótico: o erótico como poder. Traduzido por Tatiane Santos. Disponível em: https://cadernetafeminista.wordpress.com/2015/07/09/os-usos-do-erotico-o-erotico-como-poder-por-audre-lorde/. Acesso: 30/08/2020.

MALUF, Mariana; MOTT, Maria Lúcia. Recôndito do mundo feminino. In: SEVCENKO, Nicolau. (Org.) História da Vida Privada no Brasil – República: da Belle époque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3, p. 368- 421.

MIRANDA, Eduardo O. "O negro do Pomba quando sai da Rua Nova, ele traz na cinta uma cobra coral": os desenhos dos corpos-territórios evidenciados pelo Afoxé Pomba de Malê. 2014. 180 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014

MORAES, E. L.; SILVA, Lúcia Isabel . Feminismo negro e a interseccionalidade de gênero, raça e classe. CADERNOS DE ESTUDOS SOCIAIS E POLÍTICOS, v. 7, p. 58-75, 2017.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem: sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 19, n. 1, p. 287-308, 2006.

PACHECO, Ana Cláudia Lemos. “Branca para casar, mulata para f.... e negra para trabalhar”: escolhas afetivas e significados de solidão entre mulheres negras em Salvador, Bahia (Tese de Doutorado) Universidade Estadual de Campinas, 2008.

Quijano, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, p. 117-142, 2005.

RAGO, M. Os prazeres da noite: Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

SANCHES, Maria Aparecida Prazeres. As Razões do Coração: Namoro, escolhas conjugais, relações raciais e sexo-afetivas em Salvador (1889/1950). Tese de Doutorado. Niterói, UFF, 2010.

XAVIER, Giovana. Segredos de penteadeira: conversas transnacionais sobre raça, beleza e cidadania na imprensa negra pós-abolição do Brasil e dos EUA. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 26, nº 52, p. 42

Downloads

Publicado

2020-12-17