DO DESPEJO DE DOR AO DESPEJO DE CONHECIMENTO: O PIONEIRISMO DE CAROLINA NA ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.54746

Palavras-chave:

Carolina, escrevivência, feminismo negro, opção decolonial.

Resumo

O presente artigo visa ratificar o pioneirismo de Carolina Maria de Jesus na literatura, uma vez que sua escrita difere de inúmeras outras, tanto no estilo não padronizado aos parâmetros acadêmicos como no que Conceição Evaristo conceitua de escrevivência. Para tanto, evidenciaremos Quarto de Despejo: diário de uma favelada e Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada, as duas primeiras obras lançadas de Carolina,  para ressaltar que a intelectualidade desta mulher negra periférica nos permite, dentre tantas outras possibilidades, correlacionar as perspectivas do feminismo negro e da opção decolonial, uma vez que ambas rompem com uma única visão de conhecimento e compreendem que a partir de perspectivas subalternas é possível (re)criar formas de sobreviver, (re)existir e construir conhecimentos outros.

Biografia do Autor

Cláudia Gomes Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e Professora Inspetora Escolar do Estado do Rio de Janeiro, Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Orientanda da Profª Drª Mônica Regina Ferreira Lins e membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas (Grupo interinstitucional).

Ana Lúcia da Silva Raia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Mestranda (UERJ) do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Orientanda da Profª Drª Mônica Regina Ferreira Lins e membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas (Grupo interinstitucional).

Mônica Regina Ferreira Lins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mônica Regina Ferreira Lins, Professora do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) e do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas (GPMC), grupo interinstitucional (UFRRJ, UERJ, IFRJ), Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ).  

Referências

ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

AUGÉ, Mare. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.

AKOTIRENE, Carla. O que é Interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

CARNEIRO, Sueli. Mulheres em Movimento. Estudos Avançados 17 (49), 2003.

CASTRO, Eliana de Moura e MACHADO, Marília Novais de Mata. Muito bem, Carolina! Biografia de Carolina Maria de Jesus. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.

COLLINS, Patrícia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 99-127, jan.-abr. 2016.

DANTAS, Audálio. A atualidade do mundo de Carolina. In: JESUS. Carolina Maria. Quarto de Despejo: diário de uma favelada. Ed. Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1960.

DANTAS, Audálio. Casa de Alvenaria: história de uma ascensão social. In: JESUS. Carolina Maria. Casa de alvenaria: diário de uma ex-favelada. São Paulo: Livraria Francisco Alves: Editora Paulo de Azevedo Ltda., 1961. (Memórias).

EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento da minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (Org.). Representações Performáticas brasileiras: teorias, práticas e interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2008.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984.

BERNADINO-COSTA, Joaze.; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado, Rio de Janeiro, v.31, n. 1, jan-abr., 2016.

JESUS. Carolina Maria. Quarto de Despejo: diário de uma favelada. Ed. Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1960.

__________. Casa de alvenaria: diário de uma ex-favelada. São Paulo: Livraria Francisco Alves: Editora Paulo de Azevedo Ltda., 1961. (Memórias).

_________. Diário de Bitita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

LEVINE, Robert M. & MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Cinderela negra: a saga de Carolina Maria de Jesus. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

MIGNOLO, Walter D. Desobediência Epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Tradução: Ângela Lopes Norte. Revista Gragoatá, n.22, p.11-41, 1º sem, 2007.

RIBEIRO, Esmeralda. A obra de Carolina Maria de Jesus”. In: DUARTE, Constância, DUARTE, Eduardo e BEZERRA, Kátia (Orgs.) Gênero e representação na literatura Brasileira, Col. Mulher & Literatura, Vol. 2. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-17