"O FAROL QUE ILUMINA CAMINHOS DA REVOLUÇÃO MOÇABICANA": A IMAGEM DE JOSINA MUTHEMBA MACHEL COMO INSTRUMENTO POLÍTICO (1975-1986)

Autores

  • Júlia Tainá Monticeli Rocha Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.54072

Palavras-chave:

História das mulheres, História da África, Moçambique, Mulher,

Resumo

Durante o governo do primeiro presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel, é possível perceber o desenvolvimento do imaginário popular sobre alguns importantes elementos da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) do período da luta anticolonial. Promovida pelas publicações oficiais do Partido da Frelimo através de coleções organizadas pelo Órgão de Informação e Propaganda e das publicações da revista Tempo no período após a independência. O próprio Samora Moisés Machel é conhecido atualmente como o “pai da nação”, assim como, o símbolo da emancipação feminina tem sua representação na figura de Josina M. Machel. Ou seja, não é apenas a construção de heróis nacionais homens em torno de mitos fundacionais que constituiu o imaginário popular moçambicano. É sobre essa emblemática mulher e a utilização política da imagem associada a ela que trataremos a seguir através da análise de materiais de 1975 a 1986.

Biografia do Autor

Júlia Tainá Monticeli Rocha, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na linha de pesquisa Política, Intelectuais e Mídias desenvolvendo pesquisas em torno de organizações femininas em Moçambique e em Angola nas décadas de 1960 a 1980. Mestra em História pelo mesmo Programa de Pós Graduação em História. Formada no Curso Superior de História, licenciatura, pela PUCRS em 2015 e cursando História, bacharelado, na UFRGS desde 2017. Dedica suas pesquisas na área de história da África e história das mulheres.

Downloads

Publicado

2021-04-30