CONTRACINEMA: MULHER E TERRITORIO NOS FILMES YVONNE KANE (2015), DE MARGARIDA CARDOSO E PRAÇA PARIS (2017), DE LUCIA MURAT

Michelle Sales, Ana Cristina Pereira

Resumo


Ao discorrer sobre o "cinema de mulheres" como um contracinema, propomos uma análise dos filmes Yvone Kane (2015), de Margarida Cardoso e Praça Paris (2017), de Lúcia Murat, duas coproduções Brasil-Portugal (no caso de Yvone Kane também com Moçambique) que põem em perspectiva o olhar da mulher branca sobre a “outra”, no caso, a mulher negra.  Percebemos em ambos os filmes, uma relação construída entre a subjetividade feminina das personagens em relação com a paisagem/território (seja em África ou no Brasil) que parece sublinhar, como apontamos em algumas cenas aqui apresentadas, uma  tensão racial entre a mulher branca e a mulher negra. Propomos um olhar analítico construído a partir da teoria e crítica feminista de cinema e do feminismo interseccional para analisar e discorrer acerca de ambos os filmes.


Palavras-chave


contracinema, cinema de mulheres, feminismo interseccional, raça, gênero

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Joel Zito. O tenso enegrecimento do cinema brasileiro nos últimos 30 anos. Cinemas d`Amerique Latine, 26, 2018.

CARDOSO, Margarida; TAVARES, Gonçalo M. Conversas sobre Yvone Kane 2. 2015. Disponível em Acesso em: 04 maio. 2020

CARDOSO, Margarida.; PINTO, Cândida. Conversas sobre Yvone Kane 5. Filmes do Tejo. 2015 Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=foS7iWBDN94 > Acesso: 04 maio. 2020

CARDOSO, Margarida.; SANTOS Nicolau.; COSTA, Mafalda Lopes da. Conversas sobre Yvone Kane 6. 2015 Disponível em: Acesso: 04 maio. 2020

DE LAURETIS, Teresa. Technologies of gender: Essays on theory, film and fiction. Bloomington, Indiana University Press, 1987

ERENS, Patricia. Issues in feminist film criticism. Bloomington, Indiana University Press.1990.

HOOKS, bell. Black looks: Race and Representations. Boston: South and Press, 1992

KAPLAN, Gisela. Contemporary Western European feminism. London, UK: Routledge, 1992

LANÇA, Marta. Entrevista a Margarida Cardoso a partir de Yvone Kane. Rede Angola. 2015 Retirado de http://www.buala.org/pt/cara-a-cara/entrevista-a-margarida-cardoso-a-partir-de-yvone-kane

MARQUES, Carlos Vaz. Pessoal e transmissível: Margarida Cardoso. TSF. Rádio. 2015. Retirado de https://player.fm/series/tsf-pessoal-e-transmssivel-podcast

MULVEY, Laura. Visual pleasure and narrative cinema. Screen, 16(3), 6–18, 1975

PEREIRA, Ana Cristina. Alteridade e identidade na ficção cinematográfica em Portugal e em Moçambique. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2019

__________________. Memória e violência em conversas sobre Yvone Kane de Margarida Cardoso: estratégias veladas de (re)produção do discurso racista e construção de imagem favorável do grupo de pertença. Vazantes, 3(1), 109-129, 2019.

SALES, Michelle. Pós-colonialismo(s) e o cinema brasileiro. In: XXII Encontro SOCINE, 2019, Goiânia. Anais de Textos Completos do XXII Encontro SOCINE. São Paulo: Socine - Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual, 2018

_____________. Cinema negro português. In: Avanca Cinema International Conference, 2019, Avanca. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca,. v. 1. p. 325-329, 2019

SMELIK, Anneke. Feminist film theory. In: COOK, Pam. The cinema book. London, UK: British Film Institute, 2007.

TELES, Maria Amélia de Almeida. O protagonismo das mulheres na luta contra a ditadura militar. RIDH | Bauru, v. 2, n. 2, p. 9-18, jun, 2014.

VEIGA, Ana Maria. Teoria e Crítica feminista do contracinema ao filme acontecimento. In: HOLANDA, Karla (org). Mulheres de cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019.




DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.52461

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.

REVISTA TRANSVERSOS - ISSN:2179-7528

Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais - UERJ

Campus Francisco Negrão de Lima - Pavilhão João Lyra Filho Rua São Francisco Xavier, 524 - 9° andar - Bloco D, sala 6.

http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos