CONTRACINEMA: MULHER E TERRITORIO NOS FILMES YVONNE KANE (2015), DE MARGARIDA CARDOSO E PRAÇA PARIS (2017), DE LUCIA MURAT

Autores

  • Michelle Sales Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Cristina Pereira Centro de Estudos Sociais (CES) - Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.52461

Palavras-chave:

contracinema, cinema de mulheres, feminismo interseccional, raça, gênero

Resumo

Ao discorrer sobre o "cinema de mulheres" como um contracinema, propomos uma análise dos filmes Yvone Kane (2015), de Margarida Cardoso e Praça Paris (2017), de Lúcia Murat, duas coproduções Brasil-Portugal (no caso de Yvone Kane também com Moçambique) que põem em perspectiva o olhar da mulher branca sobre a “outra”, no caso, a mulher negra.  Percebemos em ambos os filmes, uma relação construída entre a subjetividade feminina das personagens em relação com a paisagem/território (seja em África ou no Brasil) que parece sublinhar, como apontamos em algumas cenas aqui apresentadas, uma  tensão racial entre a mulher branca e a mulher negra. Propomos um olhar analítico construído a partir da teoria e crítica feminista de cinema e do feminismo interseccional para analisar e discorrer acerca de ambos os filmes.

Biografia do Autor

Michelle Sales, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunta Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra

Ana Cristina Pereira, Centro de Estudos Sociais (CES) - Universidade de Coimbra

Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra

Ana Cristina Pereira desenvolveu este trabalho no contexto do projeto Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?, financiado pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Referências

ARAUJO, Joel Zito. O tenso enegrecimento do cinema brasileiro nos últimos 30 anos. Cinemas d`Amerique Latine, 26, 2018.

CARDOSO, Margarida; TAVARES, Gonçalo M. Conversas sobre Yvone Kane 2. 2015. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=vaYWDkuBxGg> Acesso em: 04 maio. 2020

CARDOSO, Margarida.; PINTO, Cândida. Conversas sobre Yvone Kane 5. Filmes do Tejo. 2015 Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=foS7iWBDN94 > Acesso: 04 maio. 2020

CARDOSO, Margarida.; SANTOS Nicolau.; COSTA, Mafalda Lopes da. Conversas sobre Yvone Kane 6. 2015 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9hwt4uCd780> Acesso: 04 maio. 2020

DE LAURETIS, Teresa. Technologies of gender: Essays on theory, film and fiction. Bloomington, Indiana University Press, 1987

ERENS, Patricia. Issues in feminist film criticism. Bloomington, Indiana University Press.1990.

HOOKS, bell. Black looks: Race and Representations. Boston: South and Press, 1992

KAPLAN, Gisela. Contemporary Western European feminism. London, UK: Routledge, 1992

LANÇA, Marta. Entrevista a Margarida Cardoso a partir de Yvone Kane. Rede Angola. 2015 Retirado de http://www.buala.org/pt/cara-a-cara/entrevista-a-margarida-cardoso-a-partir-de-yvone-kane

MARQUES, Carlos Vaz. Pessoal e transmissível: Margarida Cardoso. TSF. Rádio. 2015. Retirado de https://player.fm/series/tsf-pessoal-e-transmssivel-podcast

MULVEY, Laura. Visual pleasure and narrative cinema. Screen, 16(3), 6–18, 1975

PEREIRA, Ana Cristina. Alteridade e identidade na ficção cinematográfica em Portugal e em Moçambique. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2019

__________________. Memória e violência em conversas sobre Yvone Kane de Margarida Cardoso: estratégias veladas de (re)produção do discurso racista e construção de imagem favorável do grupo de pertença. Vazantes, 3(1), 109-129, 2019.

SALES, Michelle. Pós-colonialismo(s) e o cinema brasileiro. In: XXII Encontro SOCINE, 2019, Goiânia. Anais de Textos Completos do XXII Encontro SOCINE. São Paulo: Socine - Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual, 2018

_____________. Cinema negro português. In: Avanca Cinema International Conference, 2019, Avanca. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca,. v. 1. p. 325-329, 2019

SMELIK, Anneke. Feminist film theory. In: COOK, Pam. The cinema book. London, UK: British Film Institute, 2007.

TELES, Maria Amélia de Almeida. O protagonismo das mulheres na luta contra a ditadura militar. RIDH | Bauru, v. 2, n. 2, p. 9-18, jun, 2014.

VEIGA, Ana Maria. Teoria e Crítica feminista do contracinema ao filme acontecimento. In: HOLANDA, Karla (org). Mulheres de cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-31