O IMAGINÁRIO UTÓPICO NOS CINEJORNAIS DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA

Autores

  • Tatiana Hora Alves de Lima Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.52235

Palavras-chave:

corpo, espaço fílmico, tempo histórico, Brasília

Resumo

O presente trabalho investiga o imaginário utópico da construção de Brasília nos cinejornais financiados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A análise aborda os encadeamentos entre tempo histórico e tempo narrativo nas mitologias do bandeirantismo e do “descobrimento” atualizadas nesses filmes, vinculadas aos ideais da refundação e do desbravamento do país e sob a égide do progresso; a elaboração do espaço fílmico em que os espaços expansivos criam através da câmera a conquista do território e do futuro; e, por fim, na ação dos corpos em cena (dando a ver os líderes como sujeitos que pensam e os operários como corpos-máquinas).

Biografia do Autor

Tatiana Hora Alves de Lima, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora substituta da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

ARCHANGELO, Rodrigo. Um bandeirante nas telas de São Paulo: o discurso adhemarista em cinejornais (1947-1956). Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.

BIZELLO, Maria Leandro. Imagens otimistas: representações do desenvolvimentismo nos documentários de Jean Manzon 1956-1961. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1995.

______________. Entre fotografias e fotogramas: a construção da imagem pública de Juscelino Kubitschek (1956-1961). Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2008.

BUENO, Vera Americano. Os cinejornais sobre o período da construção de Brasília. 2° ed. Brasília, Fundação Nacional pró-memória, 1988.

BURGERS, Iris. Transient glamour: the filmic representation of airports and its relation to real life architectural developments. In: HALLAM, Julia; KRONENBURG, Robert; KOECK, Richard; ROBERTS, Les (org.). Cities in film: architecture, urban space and the moving image.International Interdisciplinary Conference. Liverpool, 2008.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.

CARVALHO, Vladimir. Cinema candango – matéria de jornal. Brasília: Cinememória, 2002.

GOMES, Ana Lúcia de Abreu. Brasília nos filmes da Novacap. Trabalho apresentado no X Encontro Regional Sudeste de História Oral. Campinas, 2013.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense; Publifolha, 2000. – (Grandes nomes do pensamento brasileiro).

HOLSTON, James. A cidade modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia. São Paulo – Companhia das Letras, 1993.

KUBITSCHEK, Juscelino. Por que construí Brasília. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000 (Coleção Brasil 500 anos).

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo – crônicas. Rio de Janeiro: Ed;. Rocco, 1999.

RAIMUNDO, Sílvia Lopes. Bandeirantismo e identidade nacional: representações geográficas no Museu Paulista. Terra Brasilis – Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. N°6, 2004.

RIBEIRO, Gustavo Lins. O capital da esperança: a experiência dos trabalhadores na construção de Brasília. Brasília: Editora UnB, 2008.

RODRIGUES, Georgete. Ideologia, propaganda e imaginário social na construção de Brasília. Dissertação (Mestrado em História) - Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília. Brasília, 1990.

SAMPAIO, Juliana de Arruda. Construções: imagens, discursos e narrativas na Brasília de Thomaz Farkas. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

SOUZA, Ricardo Luiz de. A mitologia bandeirante: construção e sentidos. Revista História Social. N° 13, pp.151-171. Campinas, 2007.

Downloads

Publicado

2020-08-31