ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E CURRÍCULO DE HISTÓRIA

Autores

  • Breno Mendes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49959

Palavras-chave:

Ensino de História, Historiografia, Currículo, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

No presente artigo proponho uma análise sobre o tema currículo no âmbito do ensino de história. O caminho escolhido para a investigação passa pela articulação entre os campos do ensino de história, teoria e história da historiografia e teorias do currículo. A interpretação é desenvolvida a partir da hipótese segundo a qual a versão homologada da Base Nacional Comum Curricular pode ser entendida como uma atualização das teorias tradicionais do currículo e um distanciamento das teorias pós-críticas do currículo.

Biografia do Autor

Breno Mendes, Universidade Federal de Goiás

Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área de Ensino de História/Estágio Supervisionado e Teoria e Filosofia da História.

Referências

Fontes

BELO HORIZONTE, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Proposições curriculares do Ensino Fundamental 3° Ciclo., 2009.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia. Brasília, Secretaria de Educação Fundamental, 1998. V5. 168p. (Col. PCN’s)

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

MINAS GERAIS, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, Conteúdo Básico Comum de História – Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) e Ensino Médio (1° ao 3° ano), 2005.

Bibliografia geral

ABREU, Marcelo e RANGEL, Marcelo. Memória, cultura histórica e ensino de história no mundo contemporâneo. História e Cultura, Franca, v. 4, n. 2, p. 7-24, set. 2015.

ABUD, Kátia Maria. Ensino de história e Base Nacional Comum Curricular: desafios, incertezas e possibilidades. In: RIBEIRO JÚNIOR, Halfred Carlos e VALÉRIO, Mairon Escorsi. Ensino de história e currículo: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: formação de professores e prática de ensino. Jundiaí: Paco editorial, 2017.

APPLE, Michael W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; DA SILVA, Tomaz Tadeu (orgs). Currículo, cultura e sociedade. Tradução de Maria Ap. Baptista. São Paulo: Cortez, 2001.

AUDIGIER, François. História escolar, formação da cidadania e pesquisas didáticas. In GUIMARÃES, Selva (org). Ensino de história e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 2016.

AVELAR, Alexandre. Os desafios do ensino de história: problemas, teorias e métodos. Curitiba: Intersaberes, 2012.

BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história. In: BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula: São Paulo: Contexto, 1997.

______. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CAIMI, Flávia Eloisa; OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. O ensino de história na BNCC: pluralismo de ideias ou guerra de narrativas? In: RIBEIRO JÚNIOR, Halfred Carlos e VALÉRIO, Mairon Escorsi. Ensino de história e currículo: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: formação de professores e prática de ensino. Jundiaí: Paco editorial, 2017.

CALDEIRA, Ana Paula Sampaio. Concepções de ensino e de história na Base Nacional Curricular. Palestra/conferência, VII Encontro de Pesquisa em História (EPHIS), Belo Horizonte, UFMG, 2018.

CARVALHO, José Murilo de. A cidadania no Brasil: o longo caminho. 3ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CHESNEAUX, Jean. As armadilhas do quadripartismo histórico. In Devemos fazer tábula rasa do passado? Sobre a história e os historiadores. São Paulo: Editora Ática, 1995, p. 92-99.

FERREIRA, Marieta. A história como ofício: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2013.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e sociedade, Campinas, volume 33, nº 119, abril-junho, 2012.

GABRIEL, Carmem. Currículo de história. In: FERREIRA, Marieta Moraes e OLIVEIRA, Margarida Dias de (orgs). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

GUIMARÃES, Manoel Salgado. Escrita da história e ensino da história: tensões e paradoxos. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV Editora, p. 35-50, 2009.

GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 13ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2013.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Depois de “Depois de aprender com a história”; o que fazer com o passado agora? In: NICOLAZZI, Fernando, MOLLO, Helena Miranda e ARAUJO, Valdei. (Orgs.). Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011,

HARTOG, François Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. tradução Andréa Souza de Menezes [et al.]. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. Tradução Marcos Santarrita. Revisão técnica: Maria Célia Paoli. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de história. Revista Brasileira de História, volume 19, número 38, São Paulo, p. 125-138, 1999.

MACHADO, André Roberto de A. TOLEDO, Maria Rita de Almeida (orgs). Golpes na história e na escola: o Brasil e América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo: ANPUH/Cortez Editora, 2017.

MAGALHÃES, Marcelo de Souza. História e cidadania: por que ensinar história hoje. In. ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

______. Apontamentos para pensar o ensino de História hoje: reformas curriculares, Ensino Médio e formação do professor. Tempo, volume 11, número 21, 2006.

MIRANDA, Glaura Vasques de. Escola plural. Estudos Avançados, volume 21, número 60, São Paulo, Maio-Agosto, 2007.

MONTEIRO, Ana Maria. Transposição didática. In In: FERREIRA, Marieta Moraes e OLIVEIRA, Margarida Dias de (orgs). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

NADAI, Elza. O ensino de história e a “pedagogia do cidadão”. In PINSKY, Jaime (org) O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.

NETO, José Alves de Freitas. A transversalidade e o ensino de história. In KARNAL, Leandro. (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 3ª edição. São Paulo: Contexto, 2003.

PENNA, Fernando e FERREIRA, Rodrigo de Almeida. O trabalho intelectual do professor de história e a construção da educação democrática: práticas de história pública frente à Base Nacional Comum Curricular e ao Escola Sem Partido. In ALMEIDA, Juniele Rabêlo e MENESES, Sônia. História pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018.

PEREIRA, Nilton Mullet e RODRIGUES, Mara Cristina de Matos. Ensino de história e passado prático: notas sobre a BNCC. In RIBEIRO JÚNIOR, Halfred Carlos e VALÉRIO, Mairon Escorsi. Ensino de história e currículo: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: formação de professores e prática de ensino. Jundiaí: Paco editorial, 2017.

______. BNCC e o Passado Prático: Temporalidades e Produção de Identidades no Ensino de História. Arquivos Analíticos de Políticas Educacionais, volume 26, número 107, 2018.

ROCHA, Helenice. Linguagem e novas linguagens: pesquisa e práticas no ensino de história. In ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca. (Orgs.). O ensino de História em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de janeiro: Fundação Getúlio Vargas, p. 97-120, 2015.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica editora, 1999.

WHITE, Hayden. The Practical past. Evanston: Northwestern University Press, 2014

Downloads

Publicado

2020-04-30