ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SEUS CONCEITOS INTEGRADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49768

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Ensino de História, Magistério Indígena.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o Ensino de História na Educação com indígenas, partindo da experiência que vem sendo desenvolvida no Rio de Janeiro com os Guarani Mbya, através do Curso de Ensino Médio com Habilitação em Magistério Indígena. O curso é realizado a partir de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC-RJ - e o Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR - da Universidade Federal Fluminense - UFF.   

Biografia do Autor

Domingos Barros Nobre, IEAR/UFF

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-1987); especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005); Pós-Doutorado no IEL - UNICAMP (2014), com pesquisa sobre educação e cultura indígena. Pós-Doutorado em Linguística na Faculdade de Letras da UFRJ, com pesquisa sobre Ensino de Língua Guarani. Foi professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde lecionou na Graduação, na Pós-Graduação Latu Senso e no Mestrado. Atualmente é professor adjunto IV do IEAR - Instituto de Educação de Angra dos Reis - UFF, tendo sido Diretor e Vice-Diretor de 2012 a 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos e Educação Escolar Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, educação de jovens e adultos, formação de educadores indígenas e construção de currículos diferenciados para populações tradicionais (escolas indígenas, caiçaras e quilombolas). Atualmente é Coordenador Pedagógico do Curso de Magistério Indígena, através de Acordo de Cooperação Técnica entre UFF e SEEDUC-RJ. Desenvolve trabalhos de assessoria pedagógica, pesquisa e extensão há 23 anos entre os Guarani Mbya da Aldeia Sapukai, em Angra dos Reis no Rio de Janeiro, nas áreas de Educação e Cultura.

Anna Beatriz Albuquerque Vecchia, UNIRIO

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, situada no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF), Atualmente é Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu-UNIRIO. Integrante do Grupo de Pesquisa "Investigações Sobre Educação e Diversidades Culturais" (CNPQ), do GPPF: "Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores" e do programa "Escolas no Território". Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) do projeto "A Construção de Currículos Diferenciados Indígenas e Caiçaras na Costa Verde" (2014-2017). Suas pesquisas são voltadas para os temas de Educação Diferenciada e Educação Escolar Indígena.

Carolina Miranda de Oliveira, Universidade de Cádiz

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, integrante do Grupo de pesquisa Investigações Sobre Educação e Diversidades Culturais. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID: "Magistério Indígena e Escolarização Guarani Mbya". Trabalhou como alfabetizadora voluntária no Programa Governamental Brasil Alfabetizado no Colégio Indígena Estadual Karai Kuery Rendar de 2012 a 2014 na aldeia indígena Guarani Sapukai. No ano de 2014, realizou Intercambio Acadêmico na Universidade do Algarve (Faro/Portugal) onde estudou Arte e Educação e Estudos Literários realizando também estágio em uma escola portuguesa. Foi membra do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense - Instituto de Educação de Angra dos Reis. Cursou mestrado na Universidad de Cádiz, no máster universitario em: "Investigacion Educativa para el Desarrollo Profesional del Docente". Atualmente é doutoranda no programa de doutorado em Ciencias Sociales y Jurídicas na mesma Universidade. Pesquisas desenvolvidas principalmente no seguinte tema: Educação Escolar Indígena.

Downloads

Publicado

2020-04-30