PUBLICIZAÇÃO E SENTIDOS DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS NA (IN)FORMAÇÃO DE SENSIBILIDADES SOBRE AS TRAGÉDIAS-CRIMES DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49766

Palavras-chave:

Temas sensíveis. Produção de conhecimento histórico-educacional. Livros didáticos. Publicização do passado

Resumo

Neste artigo, mobilizado por inquietações sobre o Ensino de História em tempos de crise democrática, problematizamos o tratamento de tragédias-crime humano-ambientais em processos de produção de conhecimento histórico-educacional, especialmente em comunidades diretamente afetadas pelas mesmas. Focalizamos o caso de Brumadinho-MG, que apenas três anos após a tragédia-crime de Mariana-MG, é mais uma cidade mineira obrigada a conviver com a dor da perda repentina de centenas de vidas e de referenciais ambientais e humanos que estruturam a vida em comunidade. A partir desse trauma coletivo imposto pela complacência em relação à forma de exploração implantada pelas grandes mineradoras no estado de Minas Gerais, discorremos sobre a relação entre a historiografia vigente, notadamente no âmbito escolar, e o desafio de tratar temas sensíveis no Ensino de História em uma democracia frágil.

Biografia do Autor

Nara Rúbia de Carvalho Cunha, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Educação pela Unicamp, pesquisadora dos grupos de pesquisa GEPEC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, ligado à Faculdade de Educação da Unicamp, do Kairós: educação das sensibilidades, história e memória, ligado ao Centro de Memória da mesma instituição, e do Arquivos, Educação e Práticas de Memória: diálogos transversais, vinculado à Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Rosiane Ribeiro Bechler, Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Pós-doc

Pós-doutoranda em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2019), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2018), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), e licenciada em História pela UFMG (2006). Tem pesquisas sobre livros didáticos de história regional, com ajustes de escalas sobre o Programa Nacional do Livro Didático, e sobre a escrita de uma História que tem por desafio conciliar regionalidades, nacionalidade e identidades em narrativas voltadas para a cultura escolar.

Atualmente é professora do Ensino Médio Integral Integrado na Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira, Brumadinho-MG e uma das idealizadoras/coordenadora do Projeto "Aceita um Café?", que media diálogos com a comunidade desde a tragédia-crime protagonizada pela Vale S/A na Mina de Córrego do Feijão em 25 de janeiro de 2019.  Também é pesquisadora colaboradora do Instituto Internacional de Pesquisas sobre Livros Didáticos Georg Eckert/Alemanha e tem experiência na docência em diferentes níveis de ensino - do básico ao superior, assim como na atuação e gestão de projetos dentro e fora do espaço acadêmico.

Trabalhou como professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina (2015-2016), ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado em História I, II e III. De 2005 à 2013 foi colaboradora/pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História da Faculdade de Educação da UFMG. Nesse período, atuou como apoio técnico-pedagógico junto à coordenação do Curso de Aperfeiçoamento Produção de Materiais Didáticos para a Diversidade (LABEPEH/UFMG 2010) e à coordenação do Programa Nacional da Biblioteca na Escola - PNBE Temático 2013.

Também atuou na docência como professora voluntária da Escola Leo-Deeg, na cidade de Wüzburg, Alemanha entre 2007-2009; no Centro Pedagógico da UFMG em Belo Horizonte (2011), com alunos entre 9-13 anos. Tem experiência na área de Educação e História, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, gestão de projetos, programa nacional do livro didático, ensino de história local/regional.

Cyntia Simioni França, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em História Social pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina. . Membro do grupo Kairós: Educação das Sensibilidades, História e Memória vinculado ao CMU (Centro de Memória-UNICAMP) , membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada-GEPEC - Faculdade de Educação-UNICAMP e membro do Grupo de Pesquisas Rastros (Universidade de São Francisco) Docente do programa de Mestrado em História Púbica da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Docente do PROFHISTÓRIA UNESPAR e professora do curso de licenciatura em História. Dedico às seguintes temáticas: produção de conhecimentos históricos e educacionais, ensino de história, estágio curricular, livros didáticos, formação de professores, práticas de memórias e narrativas na interface com a História Pública

Referências

ALBERTI, Verena. O professor de história e o ensino de questões sensíveis e controversas. Palestra proferida no IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, realizado no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó (RN), de 17 a 21 de novembro de 2014. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/17189?show=full>. Último acesso em 25 de março de 2020.

ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz. O objeto em fuga: algumas reflexões em torno do conceito de região. FRONTEIRAS: Revista de História, v. 10, n. 17, p. 55-67, 2008. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/62. Acesso em: 03 de set. de 2017.

ARENDT, Hanna. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Mitologia da mineiridade: o imaginário mineiro na vida política e cultural do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BAUER, Caroline Silveira; NICOLAZZI, Fernando Felizardo. O historiador e o falsário: Usos públicos do passado e alguns marcos da cultura histórica contemporânea. Varia Historia, v. 32, n. 60, p. 807-835, 2016

BARBOSA, Marialva. Imprensa e história pública. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo. (orgs.). História Pública no Brasil. Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. p. 121-131.

BECHLER, Rosiane. Minas Gerais em escalas: variações do conhecimento histórico escolar em livros didáticos regionais. 2014. FAE/UFMG: Belo Horizonte, 2014. Dissertação de Mestrado.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BLOCH, Marc. Introdução à História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças dos velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho. A vida em segundo plano: produção de conhecimentos histórico-educacionais a partir de fotografias do desastre ambiental de Mariana-MG. Irati, Revista TEL, v. 8, n.2, p. 119-138, jul. /dez. 2017.

FALAIZE, Benoit. O ensino de temas controversos na escola francesa: os novos fundamentos da história escolar na França? Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 224‐253, jan./abr. 2014. Título original: L’enseignement des sujets controversés dans l‘école française: les nouveaux fondements de l'histoire scolaire en France? Traduzido por Fabrício Coelho.

FRISCH, Michael. A história pública não é uma via de mão única. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo. (orgs.). História Pública no Brasil. Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. p. 57-69.

G1 MINAS. Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, MG. G1 Minas, Belo Horizonte, 25 de jan. de 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/25/bombeiros-e-defesa-civil-sao-mobilizados-para-chamada-de-rompimento-de-barragem-em-brumadinho-na-grande-bh.ghtml

> Acesso em 29, mar. de 2020.

GALZERANI, Maria Carolina B. Imagens que lampejam: contribuições de Walter Benjamin para a produção de conhecimentos históricos. Encuentro de Saberes. Luchas populares, resistências Y educación, Buenos Aires-Argentina, v. 1, p. 53, 2013.

GARCIA, Gustavo. Brumadinho: um ano depois, Congresso não aprovou nenhum de 37 projetos para endurecer lei. G1, Brasília, 25 de jan. de 2020. Disponível em: <(https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/25/brumadinho-um-ano-depois-congresso-nao-aprovou-nenhum-de-37-projetos-para-endurecer-lei.ghtml)

> Acesso em 29 de mar. de 2020.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1990.

GIL, Carmem Zeli de Vargas, ANDRADE, Juliana Alves de e BALESTRA, Juliana Pirola. Entrevista – Vera Carnovale: A dor do outro como tema nas aulas de história. Revista História Hoje, vol. 7, nº 13, p. 179-203, 2018.

GORTÁZAR, Naiara Galarraga. A maldição das minas no Brasil: entre o medo do desemprego e o fantasma da impunidade. El País, Congonhas, 05 de maio de 2019. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/04/politica/1556925352_146651.html.> Acesso 21 de mar. de 2020.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

KOYAMA, Adriana Carvalho. Arquivos online: ação educativa no universo virtual. São Paulo-SP: Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), 2015.

LAVILLE, Christian. A guerra de narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de história. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 19, nº 38, p. 125-138, 1999.

LEGARDEZ, Alain SIMONNEAUX, Laurence. L’école à l’épreuve de l’actualité: enseigner les questions vives. Local: ESF, 2006.

LIMA, Débora. Operação Brumadinho deixa lições para o combate ao coronavírus. Entrevista concedida pelo coronel Edgard Estevo da Silva, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Débora Lima, do Jornal Estado de Minas, em 25/03/2020. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/03/25/interna_gerais,1132339/o-que-a-operacao-brumadinho-ensina-no-combate-ao-coronavirus.shtml> Acesso em 29/03/2020.

MATOS. Olgária. A rosa de Paracelso. In: NOVAES, Adauto (Org.). Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal da Cultura, 2006.

MENESES, Sônia. A mídia, a memória e a história: a escrita do novo acontecimento histórico no tempo presente. Porto Alegre, Anos 90, v. 19, n. 36, p. 35-65, dez. 2012.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, n. 10, dez, 1993 (pp. 7-28). Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763. Acesso: 15 de jan. de 2016.

PEREIRA, Júnia Sales. Ensino de História e Patrimônio na relação museu-escola. In: ZAMBONI, Ernerta; GALZERANI, Maria Carolina; PACIEVITCH, Carolina (Orgs.). Memórias, Sensibilidades, Saberes. Campinas: Ed. Alínea, 2015.

RICOUER, Paul. O perdão pode curar? Lisboa: LusoSofia, s/d. Disponível em: <http://www.lusosofia.net/textos/paul_ricoeur_o_perdao_pode_curar.pdf> Acesso em 28 de mar. de 2020.

ROSANVALLON, Pierre. A democracia do século XXI. Nueva Sociedad (especial

em português), p. 149-163, julho de 2018. Disponível em: < https://nuso.org/autor/pierre-rosanvallon/> Último acesso em 19 de março de 2020.

ROVAI, Marta Gouveia de O. Publicizar sem simplificar: O historiador como mediador ético. In. ALMEIDA, Juniele Rabêlo & MENESES, Sônia (orgs.) História pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018.

SCHETSCHE, Michael; SCHMIED-KNITTEL, Ina. Deutungsmuster im Diskurs. In: Zeitschrift für Diskursforschung, v. 1, n. 1, p. 24-45, 2013. (Modelos de Interpretação em Discurso). Disponível em: https://www.beltz.de/fileadmin/beltz/downloads/OpenAccess/ZfD_1_2013.pdf#page=25. Acesso: 16 set. 2018.

SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados: Alguns comentários sobre a história pública no Brasil. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo. (orgs.). História Pública no Brasil. Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. p. 57-69.

WOLLERSHEIM, Heinz-Werner; MODEROW, Hans-Martin; FRIEDRICH, Cathrin (Ed.). Die Rolle von Schulbüchern für Identifikationsprozesse in historischer Perspektive. Leipziger Universitätsverl., 2002.

Downloads

Publicado

2020-04-30