Os impasses e os avanços do neopentecostalismo na juventude de São Gonçalo
Resumo
O presente trabalho tem por propósito analisar como o trânsito religioso tem ocorrido entre os jovens evangélicos de São Gonçalo. Nos últimos anos assistimos o aumento do neopentecostalismo dentro da sociedade brasileira, nos mais variados setores, com ênfase para o campo político. Considerando a visibilidade que os evangélicos ganharam, que a compreensão dos mesmos se faz necessária, uma vez que pode nos ajudar a entender quais os anseios e preocupações da juventude na atualidade e em que medida as escolhas religiosas influenciam outros setores da vida dos mesmos. Para tanto, utilizo como aporte teórico as definições de Hervieu-Léger sobre religiosidades herdadas, self e modernidade, assim como as definições de Mariano e Oro sobre neopentecostalismo. Ressalto que a etnografia foi escolhida como metodologia, sendo aplicado o trabalho de observação de campo e entrevistas com jovens moradores de uma favela de São Gonçalo, durante um evento conhecido como “louvorzão”, objetivando traçar um panorama dos impasses e dos avanços do neopentecostalismo para o grupo em questão.
Palavras-chave: juventude, neopentecostalismo, trânsito religioso
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Ronaldo. A Igreja Universal e seus demônios. São Paulo: Terceiro Nome fapesp, 2009.
ARAÚJO, Odair José Torres. Secularização e efervescência religiosa: contrastes da modernidade.XI Congresso Brasileiro de Sociologia, Unicamp, Campinas, São Paulo, 2003.
BOURDIEU, Pierre. Poder simbólico. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
CSORDAS, Thomas. A corporeidade como um paradigma para a antropologia. Corpo, significado, cura.
DIP, Andreia. Em nome de quem? A bancada evangélica e seu projeto de poder. Rio Janeiro: Civilização Brasileira, 2018
FRESTON, Paul. . Uma breve história do pentecostalismo brasileiro: a Assembleia de Deus. Religião e Sociedade, v.16, nº 3, 1994.
HERVIEU-LÉGER, Daniéle. O peregrino e o convertido. A religião em movimento. Rio de Janeiro, Vozes, 2012.
MAFRA, Clara. Os evangélicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do nove pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
MARIZ, Cecília Loreto. MACHADO, Maria das Dores. Mudanças recentes no campo religioso brasileiro. Antropolítica, Niterói, 1998.
NEGRÃO, Lísias Nogueira. Nem “ jardim encantado” nem “ clube dos intelectuais”. RBCS Vol. 20 n. 59 outubro de 2005
ORO, Ari Pedro. Neopentecostalismo: dinheiro e magia. Rio Grande do Sul, Programa de Pós- graduação, ILHA
VITAL DA CUNHA, Christina. Oração de Traficante: uma etnografia. Ed: Rio de Janeiro: Garamond, 2015.
NERI, Marcelo Côrtes (Coord.). Novo Mapa das Religiões. Rio de Janeiro: CPS/FGV, 2011. Disponível em: . Acesso em: 01. Nov. 2015
DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.47890
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.
REVISTA TRANSVERSOS - ISSN:2179-7528
Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais - UERJ
Campus Francisco Negrão de Lima - Pavilhão João Lyra Filho Rua São Francisco Xavier, 524 - 9° andar - Bloco D, sala 6.
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos