POETAS DE ESCOLA: ESPAÇO DE EMPODERAMENTOS, TERRITÓRIOS E IDENTIDADES

Autores

  • Leonardo Torres Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiz Claudio Espírito Santo de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Renato J. P. Restier Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Valquíria Farias Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2019.47425

Palavras-chave:

Poesia, memória, identidades, linguagem, pertencimento.

Resumo

A presente pesquisa se dedica a abordar os diferentes processos cognitivos relacionados ao projeto “Poetas de Escola” desenvolvido há alguns anos com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ministro Edgard Romero, no Rio de Janeiro. Seu foco é na análise dos estímulos cognitivos e perceptivos oferecidos aos estudantes a partir de um múltiplo esforço de análise, contemplando a potência da linguagem como ferramenta para a construção da cidadania, revisitando memórias, descobrindo identidades e concebendo pertencimentos.

 

 

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Publicado

2019-12-18

Edição

Seção

Artigos livres