POETAS DE ESCOLA: ESPAÇO DE EMPODERAMENTOS, TERRITÓRIOS E IDENTIDADES
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2019.47425Palavras-chave:
Poesia, memória, identidades, linguagem, pertencimento.Resumo
A presente pesquisa se dedica a abordar os diferentes processos cognitivos relacionados ao projeto “Poetas de Escola” desenvolvido há alguns anos com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ministro Edgard Romero, no Rio de Janeiro. Seu foco é na análise dos estímulos cognitivos e perceptivos oferecidos aos estudantes a partir de um múltiplo esforço de análise, contemplando a potência da linguagem como ferramenta para a construção da cidadania, revisitando memórias, descobrindo identidades e concebendo pertencimentos.
Referências
ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo I Benedict Anderson; tradução Denise Bottman. - São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1977.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, 1986.
BOBBIO, Norberto. O futuro da Democracia. Trad. Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra, 2000
COELHO, Marcelo Bafica. “Qualidade argumentativa: uma competência política na esfera pública” In BANNELL, Ralph Ings; PRATA, Rita Vilanova e FENERICH, Claudia (Orgs.), Educação para cidadania e os limites do liberalismo, Rio de Janeiro: 7Letras, 2011
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1996
FREIRE, Paulo . A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
_____, Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
_____, Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo, 1: racionalidade da ação e racionalização social. Trad. Paulo Astor Soethe; revisão Flávio Beno Siebeneicher. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
_____, Teoria do agir comunicativo, 2: sobre a crítica da razão funcionalista. Paulo Astor Soethe; revisão Flávio Beno Siebeneicher. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012
_____, Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9ed. SãoPaulo: Pontes, 2004.
LAJOLO. Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2005.
MACEDO, Elizabeth. Currículo, identidade e diferença: articulações em torno das novas diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Universidade do Estado do Rio de Janeiro: 2014.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília,1997.
MURRAY, Roseane. Caminhos da magia. São Paulo: DCL-Difusão Cultural do Livro, 2001.
PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho: algumas reflexões sobre a ética na História Oral. Projeto História 15. São Paulo, 1997.
_____, “Currículo: política, cultura, poder”. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, pp.98-113, Jul/Dez 2006
RELPH, Edward. Place and Placelessness. London: Pion, 1976.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.
_____, As bifurcações a ordem: revolução, cidade, campo e indignação. São Paulo: Cortez, 2016.
_____, Reinventar a Democracia. 2ª Ed. Lisboa: Gradiva, 2002.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: EdUSP, 1996.
SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). In: Mana, Rio de Janeiro, vol.11, n.2, out. 2005, p. 577-591.
SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? 2.ed. São
Paulo: Cortez, 1994.
SOJA, Edward. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro, Zahar: 1993.
TÁVORA, Araken. Encontro com Mário Quintana. São Paulo: LPM, 1986.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 1ed.São Paulo:Difel, 2009.
TREVISAN, Armindo. Reflexões sobre a poesia. Porto Alegre: InPress, 1993.
TUAN, Yi-Fu. Place: an experiential perspective. The Geographical Review, 65, pp. 151-165 (1975).
__________. Space and place: humanistic perspective. In: GALE, S. OLSSON, G. (Orgs.). Philosophy in Geography. Dordrecht: Reidel, 1979, pp. 387-427.
WAGNER, Helmut (Org.). Fenomenologia e relações sociais: textos escolhidos de Alfred Schutz. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Editora da Universidade de Brasília, Brasília: 1999.
Fontes Eletrônicas
CARTA CAPITAL. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/educacaoeducacaoemdisputa/o-que-esta-em-disputa-e-a-funcao-social-da-escola/>. Acesso em 22/07/2018.
RECANTO DAS LETRAS, Os benefícios da poesia em sala de aula, disponível em:http//www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/4225987. Acesso em 20/05/2019
RECANTO DAS LETRAS, Poesia na sala de aula, disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos/262476. Acesso em 20/05/2019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.