CONFLITOS E DISPUTAS NA ALIANÇA PT E PMDB NA ELEIÇÃO DE 2010.

Autores

  • Cássio Augusto Guilherme Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.46527

Resumo

A história da aliança política entre PT e PMDB ainda está por ser totalmente escrita e compreendida e este artigo objetiva contribuir com o debate historiográfico. Discute-se aqui a hipótese de que esta aliança política já nasceu conflituosa: Michel Temer não era o nome mais quisto por Dilma e pelo PT; sempre houve desconfiança mútua entre as partes; já durante a campanha, o PMDB e aliados flertaram com um bloco para pressionar a presidenta; peemedebistas já estavam ressentidos antes mesmo da votação; a disputa por ministérios, pela presidência das Casas Legislativas e por cargos de segundo escalão escancaram os ressentimentos. Para tanto, usa-se o jornal O Estado de S. Paulo tanto como fonte como objetivo de análise, em debate com parte da bibliografia já existente.

Biografia do Autor

Cássio Augusto Guilherme, Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2020-04-30