REFLEXÕES SOBRE OS SENTIDOS DOS PASSADOS DISTANTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ORIENTE E A ANTIGUIDADE COMO IMAGENS MÍTICAS

Autores

  • Lolita Guimarães Guerra Faculdade de Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44740

Palavras-chave:

Antigo Oriente, Formação de Professores, Memória e Mito.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a produção de imagens míticas do Oriente e da Antiguidade a serem consideradas na formação de professores de História. Nos preocupamos em como a História é instrumentalizada para ensejar memórias e identidades legitimadas quando há grande investimento do capital privado para tanto. Identificamos conteúdos curriculares, livros didáticos e saberes pré-profissionais não escolares que ensejam discursos estereotipados sobre identidades religiosas, de gênero e nacionais e étnico-raciais.

Biografia do Autor

Lolita Guimarães Guerra, Faculdade de Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação, Licenciatura e Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (História / PPGHC); Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (História). Professora de História Antiga da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

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Publicado

2019-08-23