A CRÍTICA EUROCÊNTRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA: ABORDAGENS SOBRE A RETÓRICA LASCASIANA

Autores

  • Rafael Gonçalves Borges Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44738

Palavras-chave:

ensino de História, eurocentrismo, Las Casas, decolonialidade.

Resumo

A crítica ao eurocentrismo como paradigma epistemológico de produção e comunicação do conhecimento histórico é um tema recorrente na pesquisa e no ensino de História da América. Este texto se dedica a problematizar a importância da historiografia em América para uma crítica eurocêntrica, dando atenção especial à forma como diferentes abordagens teóricas são produzidas acerca da obra de Bartolomeu de Las Casas, frade dominicano conhecido pela sua atuação na defesa dos indígenas no México colonial e, portanto, um primeiro crítico da modernidade europeia. A ideia é comparar as reflexões produzidas na historiografia nacional de América que tecem críticas severas a uma abordagem lascasiana da colonização e da sociedade americana como um todo, com abordagens em diálogo com a teoria decolonial produzida na América Latina, com ênfase em Enrique Dussel, que oferecem uma visão mais positiva da produção do frade. No limite, propõe-se a reflexão sobre a atualidade do debate no sentido de consecução de práticas políticas contemporâneas a partir do ensino da disciplina histórica.

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Publicado

2019-08-23