ARQUEOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE APROXIMAÇÃO ALUNO-MUNDO ANTIGO: PARA ALÉM DE UMA VISÃO EUROCÊNTRICA.

Autores

  • Maria Cristina Nicolau Kormikiari Museu de Arqueologia e Etnologia Universidade de São Paulo
  • Vagner Carvalheiro Porto Museu de Arqueologia e Etnologia Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44732

Palavras-chave:

Arqueologia, Mediterrâneo, Antiguidade, Materialidade

Resumo

O presente artigo aborda o ensino da Antiguidade Clássica em sala de aula a partir de uma nova perspectiva, a do documento material, campo da Arqueologia. Esta perspectiva permite o alargamento do conhecimento ao nos afastarmos das restrições impostas pela documentação textual, notadamente grega e latina. Apresenta, ainda, as ações dos dois laboratórios de pesquisa mediterrânica do Museu de Arqueologia e Etnologia - USP, o Labeca (Laboratório de estudos sobre a cidade antiga) e o Larp (Laboratório de Arqueologia Romana Provincial) e como os mesmos vêm trabalhando para nos afastarmos de posturas eurocêntricas na Academia brasileira.

Biografia do Autor

Maria Cristina Nicolau Kormikiari, Museu de Arqueologia e Etnologia Universidade de São Paulo

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (1995), trabalhando com numismática púnica, e doutorado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2001), trabalhando com numismática berbere (norte-africana). Realizou seu pós-doutoramento, na área de Arqueologia Espacial (pesquisa de organização social norte-africana), entre 2002 e 2006, pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, com estágio no Centre Camille Julian, da Université de Provence, em Aix-en-Provence, França. Trabalhou na equipe de escavação da Brown University em Corfu, Grécia, entre 1996 e 1999 e foi supervisora de campo nas escavações do sítio romano-castrejo de Tongobriga, em Portugal entre 2004 e 2005, igualmente organizados pela Brown University. Atualmente é docente em Arqueologia Clássica no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Laboratório de estudos sobre a cidade antiga (Labeca-MAE/USP). É editora chefe da Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Bolsista Produtividade CNPq - Nível 2. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia Fenício-Púnica, Cartago, Norte da África berbere, Numismática Antiga, Iconografia e Arqueologia Espacial e da Paisagem.

 

Vagner Carvalheiro Porto, Museu de Arqueologia e Etnologia Universidade de São Paulo

Mestre e doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu como pesquisador da USP com parceria com o IGESPAR (Instituto de Gestão do Patrimônio Arquitetônico e Arqueológico - Portugal), e com a Universidade de Brown, EUA, escavações arqueológicas sobre as formas de contato entre o Império Romano e as populações locais em Portugal. Desenvolveu como pesquisador da USP com parceria da Universidade de Tel Aviv escavações em Apollonia, Israel. Atualmente é professor Doutor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia mediterrânica e do Oriente Próximo, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia romana provincial, Numismática do Mundo Antigo, curadoria de exposições e Humanidades Digitais. É Co-coordenador do LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (USP) no qual desenvolve pesquisa docente sobre as províncias romanas da Síria-Palestina e da Península Ibérica.É Coordenador do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP. É Coordenador do Grupo de Pesquisas ARISE - Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas. É Editor chefe da Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

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Publicado

2019-08-23