VIAGEM A ANGOLA: DE QUANDO COMECEI “A FREQUENTAR O SUL”

Autores

  • Selma Alves Pantoja Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42072

Palavras-chave:

Espaço Urbano, Namibe, Huíla, Angola.

Resumo

Trata-se de uma apresentação, na primeira pessoa, das três viagens ao sudoeste de Angola e de como nasceu a ideia de um projeto de pesquisa, os momentos de reconhecimento do terreno, do nascimento e formação da equipe e a fase inicial da pesquisa. Seguido de reflexões sobre o local escolhido, as duas cidades de Lubango e Moçamedes, os antecedentes de outros projetos acadêmicos para a região e os objetos de estudos em destaques. Finalmente, são indicados os encaminhamentos até agora da pesquisa, com seus temas centrais e o que se espera para elaboração de futuros trabalhos.

 

Biografia do Autor

Selma Alves Pantoja, Universidade de Brasília

Professora de História da África e Desenvolvimento e Cooperação Internacional - Departamento de História Universidade de Brasília.

Referências

CARVALHO, Ruy Duarte de. Vou lá visitar pastores. Lisboa; Edições Cotovia, 2015 (1999).

INE – Instituto Nacional de Estatística, CENSO 2014 – Resultados Definitivos. Recenseamento Geral da População e da Habitação de Angola. Luanda; 2016.

GEHL, Jan & SVARRE, Birgitte. A vida na cidade: como estudar. São Paulo: Perspectiva, 2018.

Domingos, Nuno & PERALTA, Elsa. Introdução. A Cidade e o Colonial. In: Cidade e Império. Dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais (Orgs). Lisboa: Edições 70, 2013.

SARLO, Beatriz. A cidade vista. Mercadorias e cultura urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

RODRIGUES, Cristina Udelsman. Angolan Cities: urban (re) segregation? In: African Cities. Competing Claims on Urban Spaces. Leiden, The Netherlands: BRILL, 2009.

NOORLOOS, Femke van & KLOOSTERBOER, Marjan. African´s new cities: The contested future of urbanization. UrbanStudies, 2018, vol. 55(6) 1223-1241.

PANTOJA, Selma. Cidades Africanas pelo avesso do espelho: Luanda, cotidiano, força e luta. In: PANTOJA Selma (Org.) Em Leituras Cruzadas sobre Angola. Saberes, Culturas e Políticas. São Paulo: Paco, 2019, cap. 2.

CORREIA, Migue A. & ORNELAS, Maria E. (Orgs.) Namibe. Terra da Felicidade. Luanda, Chá de Caxinde, 2014.

Downloads

Publicado

2019-04-24