DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA INCLUSIVA DA BAIXADA FLUMINENSE

Autores

  • Paulo José Assumpção dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Silvio de Almeida Carvalho Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Celeste Azulay Kelman Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42054

Palavras-chave:

inclusão, surdos, ensino de História, problemas da Educação.

Resumo

O presente artigo apresenta um diagnóstico de como ocorre a inclusão escolar de alunos surdos a partir da perspectiva de professores de História de uma escola polo localizada no município de Duque de Caxias (RJ). Foram coletados depoimentos dos docentes utilizando-se de procedimentos próprios à História Oral. A análise das fontes orais obtidas permitiu a identificação dos entraves ao ensino de História para educandos surdos incluídos. Não se pretende aqui rechaçar a inclusão. A proposta é subsidiar o debate a respeito dos problemas a ela relacionados, a fim de que possam ser devidamente enfrentados.

 

Biografia do Autor

Paulo José Assumpção dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor de História da rede municipal de educação de Duque de Caxias; doutorando em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; mestre em Ensino de História, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; pós-graduado em História Contemporânea, pela Universidade Federal Fluminense; bacharel e licenciado em História, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Silvio de Almeida Carvalho Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-Doutor pelo Centro de Estudos Africanos do ISCTE (Lisboa) em 2010, Doutor em História pela Universidade de São Paulo (1994), com a tese "Angola: Nação e Literatura (1975-19850", Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983) e Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974). Atualmente, é professor Associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Mestrado Profissionalizante em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da UFRJ. Tem experiência em História da África, assim como na área de História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: África, Angola, História e Literatura, Intelectuais. Diferenças e Desigualdades Sociais. Pesquisador do Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" (CITCEM-Porto); Pesquisador Associado Externo do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Foi professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Desde 2010 atua na UFRJ. É Professora Associada, integrando o corpo docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na Graduação e na Pós-Graduação. No Programa de Pós-Graduação coordena a linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. É autora do livro Sons e Gestos do Pensamento: um estudo da linguagem egocêntrica na criança surda e co-autora e organizadora de outros 6 livros. Tem 24 capítulos em livros com temas na área de Educação Especial/Inclusiva e surdez, 3 artigos publicados em periódicos estrangeiros e 24 em publicações nacionais em temas como educação inclusiva, surdez, educação especial e linguagem. É parecerista ad-hoc de várias publicações nacionais e uma internacional.

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Publicado

2019-04-24