A Formação de Professores em Angola: reflexões pós-coloniais

Autores

  • Joana Quintas ISCED Benguela Universidade Katyavala Bwila - Angola
  • José Gregório Viegas Brás Universidade Lusófona .Lisboa-Portugal
  • Maria Neves Gonçalves Universidade Lusófona - Lisboa - Portugual

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42032

Palavras-chave:

Angola, reformas educativas, formação de professores

Resumo

 

O presente estudo centra-se no momento de intersecção entre o regime colonial e o pós-colonial em Angola. Escolhemos este momento para estudarmos a formação de professores neste contexto de mudança. Assim, colocamos as seguintes perguntas de partida: Como é que a formação de professores foi pensada pós-independência? Será que a mudança político-ideológica tem repercussões na formação de professores? Será que a formação de professores tem uma componente científica que se sobrepõe aos interesses de qualquer mudança política? Neste sentido, o objectivo axial do nosso trabalho é: (i) Analisar se o novo imaginário saído da pós-independência teve repercussão na formação de professores em Angola; (ii) Discutir a formação de professores nas reformas educativas subsequente ao pós-colonialismo. As fontes seleccionadas foram diversas desde as normativas a actas de congressos, a dados estatísticos, a textos ensaísticos e a bibliografia diversa. As fontes foram analisadas segundo os seguintes critérios: Reformas, Finalidades-objectivos, Currículo, inculcação ideológica. Apesar de estarmos perante dois sistema político-ideológicos diferentes, quer o regime colonial como o pós-colonial fazem do professor um  mero “aplicador”. A racionalidade ocidental falhou no controle que exerceu sobre a formação de professores. Mas a mudança não libertou a formação da tutela ideológica. A formação de professores define-se pelo paradigma do controle. Confirma-se aqui a tese de Michel Foucault (2002).  As relações de poder geram um saber. A colonialidade do poder gerou o seu saber, da mesma forma que a pós-colonialidade do poder. O poder é que determina qual é o saber considerado legítimo.

 

 

Biografia do Autor

Joana Quintas, ISCED Benguela Universidade Katyavala Bwila - Angola

PhD Educação, Investigadora do CeiED, Professora Auxiliar na Universidade, Chefe de Repartição de Português, Orientadora de teses.

José Gregório Viegas Brás, Universidade Lusófona .Lisboa-Portugal

PhD- História da Educação, Professor Associado na Universidade, Investigador Integrado do CeiEDPós-Doc História da Educação, Pós-Doc SocioHistória, Editor da Revista Lusófona de Educação.

Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona - Lisboa - Portugual

PhD- Ciências da Educação, Pos-Doc em História da Educação, Pos-doc em SocioHistória, Investigadora integrada do CeiED, Professora, Editora da Revista Lusófona de Educação.

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Publicado

2019-04-24